Festival do Rio 2009Começa hoje (24), às 20h30, o maior festival de cinema da América Latina. Durante quinze dias, serão exibidos em várias partes da cidade mais de 300 títulos selecionados de 60 países, entre curtas e longas-metragens, de nacionalidades, os gêneros e os temas variados.

A primeira noite do festival, no Cine Odeon Petrobrás, às , é apresentada por Christiane Torloni e Tony Ramos e aberta apenas a convidados. O longa “Aconteceu em Woodstock”, o último filme de Ang Lee, que revisita os três dias de festival de rock que marcaram uma geração, foi o escolhido para abrir o Festival.

Ainda hoje, Jeanne Moreau, musa de grandes nomes do cinema como Luis Buñuel, François Truffaut, Louis Malle e outros, será homenageada. No ano da França no Brasil, a atriz ganha uma mostra só dela, com os filmes “O Tempo Que Nos Resta”, de François Ozon; “Mais Tarde Você Vai Entender”, de Amos Gitaï; “Jeanne Moreau Conversas”, de Josée Dayan, e “Jeanne Moreau – Um Retrato Íntimo”, de Josée Dayan, Pierre-André Boutang e Annie Chevallay.

Muitas outras mostras estão programadas para essas duas semanas e, como em todos os anos, vários títulos que se destacaram nos grandes festivais do ano, como Veneza, Cannes e Berlim e Sundance estão presentes nas salas.

Junto com as mostras internacionais acontece também a Première Brasil, com títulos brasileiros, em sua maioria ineditos. Sâo mais de 60 filmes, de ficção e documentários, selecionados.

Paralelos às exibições, o festival reafirma a posição do Brasil como o nono maior mercado cinematográfico do mundo com vários seminários, palestras e debates. Grandes executivos do cinema fazem questão de estar presentes aos encontros promovidos pelo RioMarket, assim como os atores e diretores não deixam de comparecer aos Cine Encontros, abertos ao público.

Os encontros acontecem no Pavilhão do Festival do Rio, no Centro Cultural de Ação e Cidadania, onde também serão exibidos filmes em 3D. As exibições dos filmes do festival acontecem em toda a cidade. Os locais e os preços dos ingressos podem ser conferidos aqui.

Os títulos selecionados e os horários de exibição estão disponíveis na página do festival.