Começa hoje (18) o 41º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, um dos mais importantes do país.

Com médias, curtas e longas em 35mm e médias e curtas em 16mm na lista dos selecionados, o evento promete agitar a capital até o próximo dia 25 de novembro.

Os jurados escolhidos para este ano são Carlos Reichenbach, Maria Flor, Murilo Salles, Vladimir Carvalho, Sérgio Machado, Sandra Corveloni e Artur Xexéo.

Com sempre, a blogueira que vos fala vai cobrir o evento e tentar não deixar passar nada. Infelizmente, a organização do festival este ano não distribuiu credenciais para blogs, privilegiando os veículos tradicionais de comunicação.

Mas não vai ser por isso que deixarei de ir, afinal de contas, os preços dos ingressos são R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). O único problema vai ser mesmo a fila na bilheteria e a falta de cadeiras na sala de projeção.

A cerimônia de abertura, somente para convidados, acontece a partir das 20h30, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional. Após a apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob a regência do maestro Ira Levi, será exibida a cópia restaurada do filme São Bernardo, de Leon Hirszman.

A lista de filmes em 35mm pode ser conferida aqui . A lista dos filmes de 16mm serão disponibilizados amanhã.