Começa hoje (24), às 19 horas, no Cinema Teatro Cuiabá, o 18º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá – Cinemato, no Cine Teatro Cuiabá, que se transforma em palco do audiovisual brasileiro. Com entrada franca, a mostra de vídeos, curtas, médias e longas metragens segue até o dia 30, reunindo também programação paralela.

A cerimônia de abertura tem início às 19h e na sequência as Mostras Competitivas de Vídeo e Curta, além da exibição do longa ‘Capitães da Areia’ – que está fora da competição.

A projeção começa com o vídeo ‘Rai Soassaith’, 10’, do paulista Thomas Larson, em que são retratados os melhores momentos do programa de colunismo social do glorioso Atail Menezes. O vídeo mato-grossense ‘Bolhas de sabão desmancham no ar’, 19’, de Maria Tereza Azevedo, apresenta uma comunidade de uma pequena cidade do interior de Mato Grosso preparando uma festa popular.

Na Mostra Competitiva de Curta Metragem, serão exibidos ‘I-Juca Pirama’, 15’, de Italo Cajueiro, do Distrito Federal, ‘Mais uma vez maestro! De volta ao Hotel Esplanada’ – , 17’, de Gustavo Mello e Eduardo Piagge e ‘A fábrica’, de Aly Muritiba, 15’, do Paraná.