Toda vez que esta época do ano vem se aproximando, pipocam na TV, nas colunas especializadas e em muitos blogs por aí, vários filminhos para casais apaixonados. Em sua maioria são comédias românticas despretrensiosas e tão bonitinhas, que fazem qualquer um ficar feliz ao ver aquele casal que passou por tanta coisa finalmente ficar junto.

Eu, como muitas mulheres que conheço, não só gosto do gênero como tenho uma coleção considerável de dvd’s bem bobinhos e que já foram tantas vezes indicados pelos veículos citados acima.

Porém sabemos que, mesmo fazendo sucesso com a mulherada, essa não é bem a preferência dos namorados, que acabam tendo que assistir filmes assim toda vez que o programa escolhido para comemorar a data envolva cinema ou filmes.

Foi pensando neles que eu resolvi propor uma lista diferente neste dia dos namorados. Se o programa for cinematográfico, por que não agradar aos dois lados? Antes das meninas reclamarem, lembrem-se de quantas vezes vocês molharam o ombro da camisa dele com a emoção do final feliz.
Vamos à lista…

Tarde Demais para Esquecer Os Doze Condenados

Na verdade, este filme não está na lista por uma escolha propriamente minha. A comparação foi feita no filme Sintonia de Amor, quando dois homens e uma mulher tentavam explicar a uma criança porque todas as mulheres choravam ao assistir ao antigo melodrama. Logo que começa a se lembrar do filme, a mulher começa a se emocionar como todas as outras. Os homens, ao verem aquilo, começam a comparar com uma cena do filme de guerra e começam a “chorar” ao descreverem as explosões e as lesões da guerra.

Simplesmente Amor Duro de Matar

No natal várias coisas podem acontecer. Vários amores podem começar e acabar, assim como amizades para a vida toda. Também podem acontecer grandes tragédias, com o seqüestro de um avião que, por algum acaso, transporta a esposa de um dos homens mais durões de todo o cinema.

Do que as Mulheres Gostam Clube da Luta

A cabeça da gente é mesmo uma caixinha de surpresas. Enquanto um choque pode te fazer capaz de ouvir os pensamentos de todas as mulheres que o rodeiam e perceber como estes dois gêneros parecem habitar reinos diferentes, algum problema pode desencadear a mais estranha e complexa criação de todas, ainda que ela seja baseada simplesmente em você e lhe custe muitos hematomas e perda de sangue.

Como Perder um Homem em 10 Dias Velozes e Furiosos

Fingir que você não é aquilo que você é é tema recorrente no cinema. Uma jornalista tem que se fazer passar por uma solteira psicótica que faz de tudo para estragar o relacionamento a tempo de escrever uma coluna. Em outro lugar, muito mais agitado, um policial tem que se fingir de bandido para desbaratar uma quadrilha de roubo de carros.

Doce Novembro Adrenalina

A proximidade da morte acaba fazendo com que as pessoas façam coisas inesperadas. Uma mulher, com câncer terminal e que não responde aos tratamentos resolve ajudar as pessoas mostrando-as que elas perdem muito tempo com coisas insignificantes. Muito mais agitado, um homem acorda após a injeção de uma droga que exige uma dose sempre alta de adrenalina para que o seu coração não pare de bater.

Como Se Fosse a Primeira Vez Amnésia

Mais uma vez a mente, mas agora com um problema bem mais específico. A perda da memória não deixa duas pessoas contruirem coerentemente um futuro. Uma acorda como se o dia anterior nunca tivesse ocorrido e como se nunca tivesse visto seu namorado. O outro tem que tatuar em seu corpo cada informação que recebe para não esquecê-la.

Doce Lar Identidade Bourne

O passado deixa marcas que nunca serão apagadas. Enquanto uma jovem estilista procura fugir de todas as coisas que a lembrem da caipirice do lugar de onde veio, um espião tenta descobrir um passado que não para de tentar aniquilá-lo, literalmente.

Um Lugar Chamado Notting Hill Prova de Morte

Aqui é o cinema e algumas de suas figuras mais importantes. Uma jovem atriz estadunidense encontra o amor em uma pequena rua de Londres. Nos Estados Unidos, um grupo de jovens dublês encontra a morte ao cruzar o seu caminho com o de um colega.

Kate & Leopold O Exterminador do Futuro

Brincadeiras com o tempo sempre estimulam a mente daqueles que podem ter uma câmera nas mãos. Um nobre do passado descobre uma passagem no tempo e consegue viajar para o futuro, lá conhece uma mulher por quem se apaixona. Em um futuro mais distante e dominado por máquinas, um robô maléfico é enviado para o passado, onde conhece a mãe de um futuro líder revolucionário e deve exterminá-la.

Uma Linda Mulher Dirty Harry

A história de uma prostituta e de um policial durão podem parecer não ter nada a ver, mas estão aqui porque são considerados dois grandes ícones dos gêneros. Uma Linda Mulher foi responsável pela construção das comédias-românticas como hoje conhecemos e adoramos. Dirty Harry, por sua vez, é uma dos maiores símbolos do cinema testosterona pura. O cara é tão durão que se juntarmos John McClane (Duro de Matar), Martin Riggs (Máquina Mortífera), John Matrix (Comando para Matar) e John Rambo (Rambo), não conseguimos nem metade do que ele é.

É claro que tem muito filme água-com-açúcar que não está aqui na lista. O mesmo pode ser dito dos testosterona. Mas tive que limitar a lista em dez casais de filmes, pois senão ela não teria fim. Espero que todos vocês gostem.

Agora é só escolher o combo preferido e correr para alugar.

Conselho: é difícil escolher qual será assistido primeiro. Se o último for o de macho, pode cortar todo o clima com a menina, se for o bobinho, pode ficar tão sem graça e paradão que funcione mais como um sonífero para o menino. De repente, uma boa idéia é ver primeiro a comédia romântica, dar uma pausa, fazer outras coisas (tô falando de um jantarzinho hein, pessoas!) e depois colocar fogo no DVD player com os filmes mais movimentados.