(Collateral , EUA, 2004)

Drama

Direção: Michael Mann

Elenco: Tom Cruise, Jamie Foxx, Jada Pinkett Smith, Mark Ruffalo, Peter Berg, Javier Bardem, Bruce McGill, Jason Statham

Roteiro: Stuart Beattie

Duração: 120 min.

Um matador de aluguel de luxo chega a Los Angeles para fazer alguns trabalhos e pega um táxi. A partir deste momento, o taxista é seu refém e deve acompanhá-lo em todos os lugares que ele pretende ir.

Com uma história simples, que não daria muitos resultados, Mann consegue criar um filme surpreendente, ao utilizar-se de um roteiro enxuto e de uma fotografia que beira a perfeição. O público acaba viajando pela noite de uma cidade grande sob a regência de Dion Beebe e Paul Cameron, que sabem o que fazer com as luzes, a penúmbra e a escuridão.

Tom Cruise está muito bem no papel, mas é ofuscado pela atuação segura e competente de Foxx.

Outros pontos positivos são a trilha sonora e a edição, muito bem feita. Mas, apesar de tantas qualidades, o filme não é perfeito. É longo e, por algumas vezes, vacila no ritmo e no suspense.

Porém, as qualidades superam em muito os defeitos. Deve ser visto por ser um bom exercício de cinema, pela fotografia, pelas atuações, pela direção. Ou seja, não perca!!

Um Grande Momento

A seqüência do viaduto.



Prêmios e indicações
(as categorias premiadas estão em negrito)

Oscar: Ator Coadjuvante (Jamie Foxx), Edição (Jim Miller, Paul Rubell)

BAFTA: Roteiro, Ator Coadjuvante (Jamie Foxx), Fotografia (Dion Beebe, Paul Rubell), Edição (Jim Miller, Paul Rubell), Som (Elliott Koretz, Lee Orloff, Michael Minkler, Myron Nettinga)

Globo de Ouro: Ator Coadjuvante (Jamie Foxx)

MTV: Vilão (Tom Cruise)

Links

Site Oficial