SÃO PAULO – Limite, de Mário Peixoto; Cabra Marcado para Morrer, de Eduardo Coutinho; S. Bernardo, adaptação de Leon Hirszman para o romance de Graciliano Ramos; Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade; O Leão de Sete Cabeças, de Glauber Rocha, e títulos menos conhecidos como Adultério à Brasileira, de Pedro Carlos Rovai e Um Dia Qualquer…, de Líbero Luxardo, primeiro longa-metragem de ficção realizado no Pará, são alguns dos títulos restaurados que serão exibidos na Mostra Prêmio ABC 2012, na Cinemateca Brasileira, de 10 de abril a 06 de maio.

Em seu terceiro ano, realizada pela Cinematecaa e a Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), a MOSTRA PRÊMIO ABC é composta também pelos curtas e longas concorrentes ao Prêmio ABC 2012. A programação, totalmente gratuita, é uma ótima oportunidade para conferir parte importante da produção audiovisual brasileira atual e rever clássicos do cinema brasileiro, restaurados com apoio técnico da instituição, incluindo obras-primas de nossa cinematografia.

A seleção de cópias restauradas continua com os curtas Abá, de Raquel Gerber e Cristina Amaral; O Alquimista do Som e Nós, por Exemplo, de José Walter Lima; Tempo do Mar, de Dora de Oliveira, Gilberto Loureiro e Pedro Moraes; Meow!, premiada animação de Marcos Magalhães e Lampião, o Rei do Cangaço, registro raro do cinegrafista Benjamin Abrahão, contendo cenas da vida cotidiana de Lampião, Maria Bonita e seu bando.

Além dos clássicos, o evento exibirá os longas-metragens que estão concorrendo ao Prêmio ABC: Assalto ao Banco Central, de Marcos Paulo; Bruna Surfistinha, de Marcus Baldini; Capitães da Areia, de Cecilia Amado e Guy Gonçalves; O Homem do Futuro, de Cláudio Torres; Lope, de Andrucha Waddington; O Palhaço, de Selton Mello e Vips, de Toniko Melo.

O público também poderá conferir um amplo panorama da produção curta-metragista brasileira, incluindo os últimos trabalhos realizados em faculdades e universidades do país.

A MOSTRA PRÊMIO ABC antecede a SEMANA ABC 2012, realizada na Cinemateca entre os dias 09 e 11 de maio, reunindo associados e estudantes numa programação intensa de palestras, debates e workshops, que termina com a entrega do Prêmio ABC 2012, no dia 12 de maio. Confira a programação completa e mais informações sobre a mostra no site da Cinemateca  Brasileira.

SERVIÇO
Mostra Prêmio ABC
Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207
próximo ao Metrô Vila Mariana
Entrada franca