Os 50 anos de Brasília – terra natal do Cenas de Cinema – estão chegando e eventos cinéfilos estão entre as comemorações da cidade. Para os fãs da sétima arte, durante o mês de abril, tem inauguração de cineclube, mostra especial e até uma festa temática.


Cineclube

Para começar, uma justíssima homenagem a um dos maiores documentaristas do país, o paraibano Vladimir Carvalho, um apaixonado pela capital federal, onde mora, dá aula e faz o que mais ama: cinema.

Hoje, dia 9, às 19h, será inaugurado o Cineclube Vladimir Carvalho, no Espaço Arildo Dória, no Conic, e o homenageado estará presente. Os filmes exibidos na noite serão Brasília Segundo Feldman e O Cinema Segundo Vladimir Carvalho.


Mostra

O Centro Cultural Banco do Brasil apresenta a mostra de cinema Brasília 50 Anos, de 13 a 30 de abril. São 18 títulos que retratam a capital e na noite de abertura, às 20h30, haverá um debate com o diretor José Eduardo Belmonte, o jornalista Carlos Marcelo e o curador da mostra Daniel Obeid.

O interessante é que os filmes escolhidos são completamente diferentes entre si. Entre eles estão A Concepção, de Belmonte; As Vidas de Maria, de Renato Barbieri; O Cego que Gritava Luz, de João Batista de Andrade; Romance do Vaqueiro Voador, de Manfredo Caldas; Conterrâneos Velhos de Guerra, de Vladimir Carvalho; Tortura Selvagem, de Affonso Brazza, e o filme conjunto Brasília, a Última Utopia.

A programação com o horário das exibições pode ser acessada aqui.


Festa

Na véspera do aniversário de Brasília, dia 20 de abril, à partir das 19h, acontece a terceira edição da festa Moviola: cinema + música + aperitivos. A comemoração do dia serão os 50 anos do Cine Brasília, o cinema mais tradicional da capital.