Entre os muitos eventos cinéfilos agendados para Virada Cultural no próximo fim de semana, o mais saboroso de todos é, sem dúvida, a 3ª edição da Virada Cine Gastronômica programada para o sábado, dia 15, a partir das 23h, no cinema Belas Artes (R. da Consolação, 2423).

Misturando cinema com gastronomia, a Virada Cine Gastronômica funciona como uma maratona que atravessa a madrugada misturando filmes temáticos e intervalos degustativos e conta histórias tanto para olhos e ouvidos, como para o olfato e o paladar.

Como no ano passado, os participantes já são recepcionados por uma degustação-surpresa, oferecida pelos patrocinadores do Belas Artes.

A exibição dos filmes começa à meia-noite e é seguida de degustação de pratos quentes inspirados em cada um deles. Por volta das 3h da manhã acontecerá a exibição do filme brasileiro Doce de Coco, com presença do diretor Penna Filho. A última sessão será seguida de café da manhã.

Os ingressos já estão a venda na bilheteria do Belas Artes e custam R$28,00 (inteira) e R$14,00 (meia).

Os filmes selecionados para a Virada Cine Gastronômico são:



DOCE DE COCO
Brasil, 2009, cor, 100 minutos, 12 anos.
Direção: Penna Filho
Elenco: Antonella Batista, Hélio Cícero e Maria Carolina Vieira.

Sinopse: Comédia sobre Madalena, uma sacoleira, e seu marido Santinho, artesão sacro, num momento em que a crise econômica do país abala também as finanças da família. Para sair dessa difícil situação, o casal apela para apostas na loteria, até que a mulher tem um sonho fantástico: a existência de um tesouro enterrado no cemitério da pequena cidade em que vive. O problema é desenterrar o tal tesouro, tarefa que Santinho resiste em participar até ser chantageado por Madalena, que ameaça nunca mais fazer doce de coco, uma das coisas que ele mais ama na vida.



ÍNDIA, O AMOR E OUTRAS DELÍCIAS
(Nina´s Heavenly Delights)
Inglaterra, 2006, cor, 94 min., 14 anos.
Direção: Prathiba Parmar
Elenco: Shelley Conn , Laura Fraser e Ronny Jhutti.

Sinopse: Uma garota indo-escocesa está em dúvida se deseja herdar o restaurante indiano da família. Um dia ela reencontra um velho amigo, que agora se transformou em drag queen, e ele a incentiva a enfrentar a jovem sócia do estabelecimento. Decidida a mostrar que é uma grande chef, ela inscreve o restaurante em um concurso culinário de receitas com curry. Só que, em meio ao trabalho, descobre que está apaixonada pela sócia.



JULIE & JULIA
(Julie & Julia)
EUA, 2010, cor, 123 min., 12 anos.
Direção: Nora Ephron
Elenco: Meryl Streep, Amy Adams e Stanley Tucci.

Sinopse: Baseado em duas histórias reais, vividas pelas americanas Julie Powell e Julia Child, o filme intercala as experiências de duas mulheres que, apesar de separadas pelo tempo e pelo espaço estão ambas perdidas, até descobrirem que com a combinação certa de paixão, coragem e manteiga, tudo é possível.



TÁ CHOVENDO HAMBURGUER
(Cloudy with a Chance of Meatballs)
EUA, cor, 95 min., livre, dublado.
Direção: Phil Lord e Chris Miller

Sinopse: Esta animação conta a história de um cientista com ótimas intenções que tenta acabar com a fome no mundo. Tudo parece perfeito, até que em sua pequena cidade começa a chover sopa, nevar purê de batatas e vem uma tempestade de hambúrgueres. O cientista só não imaginava que isso iria causar um problema de proporções globais.



O SABOR DA MELANCIA
(The Wayward Cloud / Tian Bian Yi Duo Yun)
França/Taiwan, 2004, cor, 112 min., 18 anos.
Direção: Tsai Ming-Liang
Elenco: Lee Kang-sheng, Chen Shiang-chyi e Lu Yi-Ching.

Sinopse: De volta de uma viagem à França, uma jovem chega a Taiwan e descobre que o local onde marcou encontro com um vendedor de relógios foi destruído. Nessa mesma época, a região sofre uma terrível falta de chuva, o que obriga as pessoas a consumirem água em banheiros públicos ou matar a sede com suco de melancia. Um dia, a garota e o vendedor se encontram por acaso em um parque e iniciam um romance. Mas o que ela não sabe é que ele agora atua como ator pornô em produções filmadas perto de sua casa.



AMORES EXPRESSOS
(Chungking Express)
Hong-Kong, 1994, cor, 102 min., 14 anos.
Direção: Wong Kar-Wai
Elenco: Tony Leung, Takeshi Kaneshiro e Brigitte Lin.

Sinopse: Uma mulher, de peruca loura e óculos escuros, tenta encontrar um grupo de indianos em um hotel em Hong-Kong para contrabandear drogas. Assim, ela conhece um policial que foi abandonado pela namorada e por isso passa a consumir latas de abacaxi em calda. Mas para ele só interessam latas com validade prestes a expirar, pois acredita que o fim das relações acontece de maneira parecida. Numa segunda história, outro policial que levou um fora da namorada, compra sempre o mesmo tipo de salada numa loja de conveniências e a garçonete do local é apaixonada por ele.

Confira os outros eventos cinéfilos da Virada Cultural de São Paulo aqui.