VOA-BSBO frio das noites do pontão é inconfundível. Digno de botas, luvas, casacões e às vezes até mantas ele, junto com o visual do local, dá um charme especial para o evento que acontece até o próximo 19 de maio na Capital Federal. Estou falando do Vivo Open Air, onde a maior tela ao ar livre exibe uma seleção interessante de filmes que mistura filmes inéditos, lançamentos recentes e grandes clássicos do cinema mundial.

Responsável por deleites inesquecíveis da minha vida cinéfila, foi no Open Air que vi pela primeira vez O Poderoso Chefão na telona. Foi de frente à tela gigante também que cantarolei baixinho as músicas de A Noviça Rebelde, aqui em Brasília, e relembrei a agonia de Psicose e o medo de O Bebê de Rosemary, lá no frio do Jóquei em São Paulo.

Além de cinema, há muita música também na programação. Shows, super ecléticos, de Wando, Nando Reis, Monobloco e Tulipa Ruiz, entre outros, já passaram pelo palco do evento. E não faltam festas também.

Voltando à Brasília depois de oito anos de ausência, o Open Air escolheu para sua noite de abertura, para convidados, a simpática Jesuton. Acompanhada apenas de um violão, a cantora britânica soltou a voz em versões de canções de Bob Marley, Os Beatles e Elton John, além de cantar o hit do momento, “I’ll Never Love This Way Again”, clássico de Diane Warwick que voltou às paradas depois que a regravação estourou na novela Salve Jorge. Mas o ponto alto do show foi quando a cantora interpretou lindamente “O Mundo É um Moinho”, de Cartola.

Depois do show, foi a vez da telona ser inaugurada e o filme escolhido foi o excelente 007 – Operação Skyfall, dirigido por Sam Mendes e indicado em várias categorias no Oscar deste ano.

Pulp-Fiction_colagem
Ontem, dia 08 de maio, o evento abriu suas portas para o grande público e não poderia escolher melhor: Pulp Fiction, o filme que confirmou que Quentin Tarantino não estava brincando quando lançou seu Cães de Aluguel e tinha mesmo muita coisa para falar.

Rever a tomada histérica da lanchonete por Pumpkin e Honey Bunny sendo interropida por Dick Dale & His Del-Tones, com sua “Misirlou”, sentada naquelas cadeirinhas de pano ao lado do Lago Paranoá, tem um significado cinéfilo tão grande que é até difícil tentar descrever. Mas dá para dizer que ficar arrepiada no frio não é uma experiência muito legal, mas que se repete algumas vezes durante o filme.

Tirando alguns comportamentos mal-educados que as pessoas ainda têm, como ficar tirando fotos com flash no meio da sessão, conversar em voz alta e não desligar nenhum minuto o visor do celular, a experiência de redescobrir um filme que tem um papel tão marcante na sua vida é fantástica. E na seleção de Brasília há muitos clássicos a serem revisitados: Curtindo a Vida Adoidado, E.T. – O Extraterrestre, Taxi Driver e Gremlins. Difícil resistir.

Além dos clássicos, a programação também traz opções interessantes como os recém-lançados As Aventuras de Pi e Django Livre, ambos com visual e som dignos da projeção do evento, e as pré-estreias de Ferrugem e Osso e do terror O Massacre da Serra Elétrica – A Lenda Continua, entre outros.

É só escolher o seu filme e ir. Mas não esqueça de ir bem protegido contra o frio, que vai aumentando a medida que a hora vai passando. E, se no meio do filme a mão coçar muito para tirar uma foto, lembre-se de desligar o flash. Você não precisa dele para tirar a foto de uma projeção em uma tela branca.

Confira a programação completa.

SERVIÇO
Vivo Open Air – Brasília
De 08 a 19 de maio de 2013, de quarta-feira a domingo
Local: Pontão do Lago Sul
Ingressos: a partir de R$ 40 (inteira) e R$20 (meia)
www.vivo.com.br/openair
O evento acontece mesmo em caso de chuva.
**Clientes da Vivo terão descontos especiais de 20% na compra de ingressos mediante apresentação da conta telefônica e/ou aparelho celular. Desconto não acumulativo, válido apenas para a compra da entrada inteira, somente na bilheteria do evento.
Vendas: Ingresso Rápido
Ponto de Venda sem taxa: Bilheteria Pontão do Lago Sul (aberta somente nos dias do evento) e Brasília Shopping – SCN Quadra 05 Bloco A, 2º Subsolo Loja 1, G2