O Centro Cultural do Banco do Brasil apresenta no Rio de Janeiro (de 10 a 22 de abril), Brasília (de 17 a 29 de abril) e em São Pauo (de 25 de abril a 6 de maio) a mostra Abel Ferrara e a Religião da Intensidade, com uma retrospectiva completa da obra do cineasta americano. Com seu universo de policiais corruptos, assassinos psicóticos, vítimas contaminadas pelo desejo de vingança, criminosos mesquinhos, gênios do crime, viciados, adúlteros e alcoólatras, Ferrara é considerado um dos realizadores mais controversos do cinema contemporâneo, com mais de de 30 anos de carreira e um cinema original, primitivo e intenso e um estilo de filmar único.

Serão exibidos todos os seus 24 longas – incluindo obras-primas como, O Rei de Nova York, Vício Frenético, e O Enigma do Poder, além de três curtas e dois episódios da série Miami Vice. O diretor virá ao Brasil pela primeira vez e participará de debates nas três capitais.

Confira as programações por cidade: Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo.

Os Filmes da Mostra

Longas
MULBERRY St.
EUA, 2009, digital, 90 min, 14 anos
Com Danny Aiello, Frank Aquilino, Frankie Cee, John ‘Cha Cha’ Ciarcia, Shanyn Leigh, Jon Levy e Matthew Modine

Uma visita informal a uma das mais reputadas ruas de Nova York: a Mulberry Street, berço do cinema do anti-herói e cenário de grandes da sétima arte. O próprio Abel Ferrara começou sua carreira nesta rua, em 1975.

NAPOLI NAPOLI NAPOLI
ITÁLIA, 2009, 35 mm, 102 min, 16 anos
Com Luigi Maria Burruano, Peppe Lanzetta, Shanyn Leigh, Luca Lionello, Marco Macor, Ernesto Mahieux
Através de entrevistas com um grupo de condenadas da penitenciária estadual feminina de Pozzuoli e da encenação de três histórias escritas por jovens com passagens pela Máfia, Napoli Napoli Napoli faz um duro retrato de Nápoles, no sul da Itália.

CHELSEA ON THE ROCKS
EUA, 2008, 35 mm, 88 min, 14 anos
Com Shanyn Leigh, Dennis Hopper, Ethan Hawke, Adam Goldberg, Milos Forman, Vito Acconci, Donald Baechler e Stanley Bard
O filme celebra as personalidades e vozes artísticas que emergiram do lendário Chelsea Hotel em Nova York. Os dias gloriosos de muitos artistas e junkies correndo pelos corredores fazem agora parte do passado. Os inquilinos podem ser despejados e o edifício corre o risco de virar mais um Hotel Boutique de Manhattan.

GO GO TALES
EUA, 2007, 35 mm, 96 min, 18 anos
Com Willem Dafoe, Bob Hoskins, Matthew Modine, Asia Argento, Riccardo Scamarcio, Sylvia Miles, Joe Cortese e Shanyn Leigh
Ray Ruby’s Paradise é um sofisticado cabaré de Manhattan administrado pelo carismático empresário Ray Ruby. Mas nem tudo vai bem na casa. As dançarinas ameaçam fazer uma greve. O grande patrocinador da Paradise anda pensando em desistir. Ruby, no entanto, conta com um sistema infalível para ganhar na loteria.

MARIA (Mary)
EUA, 2005, 35 mm, 83 min, 14 anos
Com Juliette Binoche, Forest Whitaker, Mathew Moldine, Heather Graham e Marion Cotillard
Um cineasta leva a atriz principal de seu longa a se transformar na própria personagem, Maria Madalena. Ela se muda para Israel para viver sua religiosidade na plenitude. Em paralelo, um cético jornalista televisivo, habituado a desenvolver entrevistas sobre temas espirituais, começa a questionar seu modo de vida.
Prêmio especial do júri no Festival de Veneza.

GANGUES DO GUETO (R Xmas)
EUA, 2001, 35 mm, 85 min, 18 anos
Com Drea de Matteo, Lillo Brancato, Lisa Valens, Ice-T, Denia Brache e Gloria Irizarry
Na semana do Natal, um traficante de drogas de Nova York é sequestrado por uma gangue rival. O resgate custará uma fortuna. Correndo contra o tempo, a mulher do traficante está entre a cruz e a espada. Sabe que, se falhar, aquele poderá ser o pior Natal de suas vidas.
Grande Prêmio do Júri no Festival de Cinema Independente de Nova York.

O ENIGMA DO PODER (New Rose Hotel)
EUA, 1998, 35 mm, 93 min, 18 anos
Com Christopher Walken, Willem Dafoe, Asia Argento, Annabella Sciorra e John Lurie
Em um futuro indefinido, dois espiões do mundo corporativo contratam uma prostituta italiana para seduzir o importante chefão de uma empresa japonesa e tirá-lo dos negócios. As coisas, no entanto, não saem conforme o imaginado. Baseado em obra de William Gibson.

BLACKOUT – SENTIU A MINHA FALTA? (Blackout)
EUA, 1997, 35 mm, 98 min, 18 anos
Com Matthew Modine, Dennis Hopper, Claudia Schiffer, Beatrice Dalle, Sarah Lassez e James Hyde
Matty é um astro do cinema. Cansando de Hollywood, ele se muda para Miami. Viciado, acaba perdendo a mulher e arruinando sua própria carreira. Um ano depois, em Nova York, ele tenta descobrir o que aconteceu com sua esposa e uma garçonete com quem passou com noite misteriosa.
Prêmio Especial do Júri no Festival de Cinema Independente de Nova York.

OS CHEFÕES (The Funeral)
EUA, 1996, 35 mm, 99 min, 18 anos
Com Christopher Walken, Vincent Gallo, Chris Penn, Benicio Del Toro, Isabella Rossellini, Annabella Sciorra, Paul Hipp e Gretchen Mol
O irmão caçula de uma família de mafiosos é assassinado. Durante o seu velório, o irmão mais velho Ray relembra o passado e vislumbra seu plano de vingança, que poderá levar a uma violenta guerra entre gangues e ao caos na família.
Copa Volpi de melhor ator coadjuvante (Chris Penn) no Festival de Veneza.

THE ADDICTION
EUA, 1995, 35 mm, 82 min, 18 anos
Com Lili Taylor, Christopher Walken, Annabella Sciorra, Edie Falco, Paul Calderon, Fredro Starr, Kathryn Erbe e Michael Imperioli
Kathleen Conklin é uma estudante de filosofia da Universidade de Nova Yok. Uma noite, ao regressar a casa, ela é arrastada para um beco por uma mulher estranha e mordida no pescoço. Rapidamente, Kathleen se transforma numa vampira, e sua necessidade de sangue é semelhante à de um viciado por drogas.

OLHOS DE SERPENTE (Dangerous Game)
EUA, 1993, 35 mm, 108 min, 18 anos
Com Harvey Keitel, Madonna, James Russo, Nancy Ferrara e Reilly Murphy
Embora seja um diretor experiente, nada poderia preparar Ediie Israel para o que ocorreria no set de seu novo projeto. Dirigindo uma produção sobre um casamento abusivo, Eddie consegue performances incrivelmente reais de seus atores, e a violência do roteiro começa a sair do set e se transpor à vida real.

OS INVASORES DE CORPOS (Body Snatchers)
EUA, 1993, 35 mm, 87 min, 18 anos
Com Gabrielle Anwar, Terry Kinney, Meg Tilly, Billy Wirth e Forest Whitaker
Em uma base militar, invasores espaciais tomam os corpos de seres humanos, mantendo a aparência física daqueles que os hospedam. Esta é a terceira versão da história filmada por Don Siegel em 1956 (Vampiros de Almas) e por Philip Kaufman em 1978 (Invasores de Corpos).

VÍCIO FRENÉTICO (Bad Lieutenant)
EUA, 1992, 35 mm, 96 min, 18 anos
Com Harvey Keitel, Frankie Thorn, Paul Hipp, Victor Argo e Victoria Bastel
Mergulhado no universo das drogas e do jogo, um tenente de polícia de Nova York inicia sua descida para o inferno. Dois acontecimentos vão lhe dar a chance de redenção: um torneio de baseball pelo qual ele arrisca a vida e o trágico estupro de uma jovem freira.

O REI DE NOVA YORK (King of New York)
EUA, 1993, 35 mm, 103 min, 18 anos
Com Christopher Walken, David Caruso, Larry Fishburne, Wesley Snipes, Victor Argo e Steve Buscemi.

Ao sair da prisão, Frank White quer readquirir seu controle sobre Nova York. Para restabelecer sua base de distribuição de drogas tem de acertar velhas contas com a Máfia e com o submundo chinês. Enquanto isso, três policiais seguem passo a passo o crescimento de seu poder.

SEDUÇÃO (Cat Chaser)
EUA, 1989, 35 mm, 90 min e 120 min*, 18 anos
Com Kelly McGillis, Peter Weller, Charles Durning, Frederic Forrest e Tomas Milian
O dono de um hotel à beira-mar passa a correr perigo de vida quando se envolve com a esposa de um rico e poderoso ex-general da República Dominicana radicado na Flórida. Baseado em obra de Elmore Leonard.
* O filme possui duas versões. A oficial de 90 minutos e uma outra, a preferida de Abel Ferrara, poucas vezes exibida no mundo.

CHINA GIRL
EUA, 1987, 35 mm, 89 min, 18 anos
Com James Russo, Richard Panebianco, Sari Chang, David Caruso, Russell Wong, James Hong, Paul Hipp
Um rapaz de origem italiana e uma moça de ascendência chinesa vivem uma história de amor proibido em meio à guerra entre etnias de Nova York. Versão livre de Ferrara para a clássica história de Romeu e Julieta.

CRIME STORY
EUA, 1986, 35 mm, 96 min, 18 anos
Com Dennis Farina, Anthony John Denison, Bill Smitrovich, Steve Ryan e Billy Campbell
O filme se passa em Chicago, 1963. Mike Torello, um policial linha dura, investiga as ações de um violento gangster, Ray Luca. Os dois vão transformar as ruas da cidade em um campo de guerra. Crime Story é o piloto de uma série televisiva.

THE GLADIATOR
EUA, 1986, 35 mm, 98 min, 18 anos
Com Ken Wahl, Nancy Allen, Robert Culp, Stan Shaw, Rosemary Forsyth e Bart Braverman
Um motorista psicopata provoca acidentes pelas ruas de Los Angeles. Um pacífico mecânico transforma sua pick-up numa arma de guerra blindada depois que seu irmão se transformou numa das vítimas do maníaco.

CIDADE DO MEDO (Fear City)
EUA, 1984, 35 mm, 96 min
Com Tom Berenger, Melanie Griffith, Billy Dee Williams, Rossano Brazzi, Rae Dawn Chong, Maria Conchita Alonso, Jack Scalia e Joe Santos
Os moradores de Manhattan estão sendo assassinados por um psicopata. Um detetive da polícia e o proprietário de um clube de strip-tease tentam encontrá-lo antes que ele assassine novamente.

SEDUÇÃO E VINGANÇA (Ms. 45)
EUA, 1981, 35 mm, 80 min, 18 anos
Com Zoë Lund, Steve Singer, Jack Thibeau, Peter Yellen
Após ser vitimada por dois estupradores, uma jovem tímida e muda resolve se vingar dos homens saindo sozinha à noite para seduzir e matar seus admiradores.

O ASSASSINO DA FURADEIRA (The Driller Killer)
EUA, 1979, 16 mm, 96 min, 18 anos
Com Abel Ferrara, Carolyn Marz, Baybi Day, Harry Schultz, Alan Wynroth e James OHara
Reno é um jovem artista plástico. Ele está atolado em dívidas e sem muitas esperanças. Atormentado por estranhas alucinações, Reno passará a assinar pessoas com o uso de uma furadeira elétrica.

E mais:

TV
MIAMI VICE
The Dutch Oven (2° temporada / 4° episódio)
EUA, 1985, 35 mm, 12 anos
Com Don Johnson, Philip Michael Thomas, Saundra Santiago, Michael Talbott, John Diehl e Olivia Brown
O ex-namorado da detetive Trudy possui relações com um traficante de Miami. Crockett vai ajudá-la a investigá-lo.

The Home Invaders (1° temporada / 19° episódio)
EUA, 1984, 35 mm, 12 anos
Com Don Johnson, Philip Michael Thomas, Saundra Santiago, Michael Talbott, John Diehl e Olivia Brown
Uma gangue anda assaltando casas em Miami. Os detetives Crockett e Tubbs irão investigá-la.

Curtas
COULD THIS BE LOVE
EUA, 1973, 16 mm, 26 min, 18 anos
Com Nadia Von Loewenstein, Dee Dee Rescher e Cassie Holtzberg
Duas mulheres sem preocupações têm um dia de diversão, pagam uma prostituta e levam-na a uma festa promovida pelo marido de uma delas.

THE HOLD UP
EUA, 1972, 16 mm, 14 min, 18 anos
Com Ken Fowler, Robert G. Denison and Joe Guida
Johnny acabou de ser pai e é obrigado a fazer malabarismos para sustentar a família. Amigos o levarão ao mundo do crime.

NICKY’S FILM
EUA, 1971, 16 mm, 6 min, 18 anos
Com Nicholas St. John, Abel Ferrara e Nadia Von Loewenstein
Um homem é ameaçado por mafiosos. Ou paga o que deve ou morre.