(Bay Ri Yab Huo,CHN/HKG, 2014)

Suspense
Direção: Diao Yi’nan
Elenco: Liao Fan, Gwei Lun Mei, Wang Xuebing, Wang Jingchun, Yu Ailei, Ni Jingyang
Roteiro: Diao Yi’nan
Duração: 106 min.
Nota: 7 ★★★★★★★☆☆☆

Carvão Negro é um filme que sabe se aproveitar dos contrastes. No começo, o negro do carvão e depois, a branca neve que ocupa todo o local. É nesse clima dúbio e gelado, com personagens igualmente frios, que o novo drama de Diao Yi’nan se desenvolve.

Em 1999, várias partes do corpo de um homem são encontradas em esteiras de distribuição de carvão. Devastado pelo recente divórcio, Zhang Zili é um dos policiais responsáveis pela investigação. Em um confronto com possíveis suspeitos, ele é baleado e acaba afastado da polícia.

Cinco anos depois, trabalhando como segurança em uma fábrica, ele não vê mais muito sentido na vida. Até que um novo crime com as mesmas características acontece e ele toma conhecimento de que todas as vítimas estão ligadas a uma mesma mulher. Vendo aí uma possibilidade de resolver a falta de sentido na vida, ele passa a ajudar nas investigações.

Ganhador do Urso de Ouro em Berlim, há muita coisa interessante no filme. A forma como Yi’nan lida com a falta de perspectiva de seu protagonista e, ao mesmo tempo, estabelece o suspense, fazendo que as duas coisas interajam de forma muito natural entre si.

Como era de se esperar, sendo um bom exemplar do cinema de Hong Kong, entre perseguições, tiros e descobertas, há cenas maravilhosas. Impossível não se render ao cuidado visual e à inspiração da fotografia de Jinsong Dong em cenas como a da patinação no gelo, por exemplo.

Juntando a isso um roteiro bem amarrado e um elenco bastante equilibrado, Carvão Negro mantém o espectador envolvido durante todo o tempo. Há algumas cenas histéricas meio deslocadas e é certo que o diretor perde a hora de acabar, mas vale tanto a pena até chegar a esse ponto, que isso deixa de ser um problema.

Um bom filme, que merece ser conhecido.

Um Grande Momento:
Saindo da pista de gelo.

Carvao-Negro_poster

Links

No IMDb

[Festival do Rio 2014]