(Canção da Volta, BRA, 2016)
Drama
Direção: Gustavo Rosa de Moura
Elenco: João Miguel, Marina Person, Francisco Miguez, Stella Hodge, Marat Descartes, Poliana Pieratti
Roteiro: Gustavo Rosa de Moura, Leonardo Levis
Duração: 98 min.
Nota: 5 ★★★★★☆☆☆☆☆

A premissa de Canção da Volta é interessante: como a depressão afeta a vida de todos a volta de alguém com o problema. Esse olhar para o entorno e não para o afetado, o uso de metáforas pertinentes e a fácil identificação – é comum hoje em dia conviver com pessoas que têm a doença – criam um vínculo com quem assiste ao filme.

Canção da Volta conta a história de Eduardo, que chega em casa de uma viagem e descobre que a mulher tentara o suicídio. Aos poucos vida do casal e de seus dois filhos vai voltando aos eixos, mas nunca mais será a mesma.

O roteiro acerta o tom no desprezo de Lucas, o filho mais velho; na manha e apego excessivo de Mari, a caçula; e na preocupação e sufocamento de Eduardo, o marido. Há até um cuidado especial com a transformação daqueles primeiros sentimentos em paranoia e fúria, mas o roteiro escorrega na hora de tentar motivar isso.

cancao-da-volta_interno

A direção de Gustavo Rosa de Moura, embora eficiente na construção de algumas cenas, se atrapalha na condução dos atores. Enquanto Marina Person, aqui dirigida pelo próprio marido, tem momentos inspirados, assim como o jovem Francisco Miguez, João Miguel não consegue acertar no tom de seu Eduardo. Deixando uma sensação de desconforto, se excede nas cenas de maior entrega e não consegue convencer nas mais contidas.

Porém, o mais frustrante está mesmo no deixar escapar a história que se tinha nas mãos, na tentativa de incrementar a trama, optando por um elemento que não tem nenhum significado ou efeito prático.

A partir de então, é como se o filme assumisse uma outra história, abandonando a anterior, mas sem o desenvolvimento suficiente de seus elementos. A quebra é prejudicial e não faz sentido, assim como a canção que encerra o filme. Principalmente se se repara no título do filme.

Havia uma infinidade de coisas interessantes a serem trabalhadas ali na premissa de Canção da Volta, no falar da depressão em si. Tudo muito maior do que a resolução banal.

Um Grande Momento:
O concreto nas portas.

cancao-da-volta_poster

Links

No IMDb