A Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 31 de agosto a 5 de setembro, a mostra “Quay Brothers”, uma retrospectiva cinematográfica das últimas três décadas de produção dos gêmeos Stephen e Thimothy Quay, autores de alguns dos mais impactantes filmes de animação realizados mundo afora.

Na programação estão dois filmes de longa-metragem e 15 de curta-metragem, entre eles “Street of Crocodiles” – clássico animado, tido pelo cineasta Terry Gilliam como um dos dez melhores filmes de animação de todos os tempos.

A mostra, com curadoria de Silvia Hayashi, oferece ao público a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento do trabalho dos cineastas ao longo dos anos. Gêmeos idênticos, os Quays produziram nas últimas três décadas uma cultuada obra cinematográfica baseada na criação de miniaturas filmadas em stop-motion.

Influenciados pela tradicional escola de animação do Leste Europeu, eles são cineastas apaixonados pelo detalhe e pelo controle da cor e da textura que, combinados com um uso muito preciso do foco e dos movimentos de câmera, fazem de seus filmes peças únicas e de reconhecimento instantâneo.

SERVIÇO

Mostra Cinematográfica “Quay Brothers”
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinemas 1 e 2
Data: de 31 de agosto a 8 de setembro de 2010
Endereço: Av. Almirante Barroso 25, Centro (estação Metrô Carioca)
Classificação etária: 14 anos
Entrada: R$ 4,00 (inteira) R$ 2.00 (meia)
Acesso para portadores de necessidades especiais

Clique para conferir a programação.