Crítica | Festival

Kidnapping Inc.

Uma frenética comédia de erros

(Kidnapping Inc., FRA, CAN, HAI, 2024)
Nota  
  • Gênero: Comédia
  • Direção: Bruno Mourral
  • Roteiro: Jasmuel Andri, Bruno Mourral, Gilbert Mirambeau Jr.
  • Elenco: Jasmuel Andri, Rolapthon Mercure, Anabel Lopez, Gessica Geneus, Marcus Boereau, Patrick Joseph, Sr. Premil
  • Duração: 103 minutos

A rapidez e a agilidade das primeiras cenas já indicam, mas não preparam totalmente para tudo aquilo que será Kidnapping Inc., uma das grandes surpresas do Festival de Sundance de 2024. Dirigida por Bruno Mourral, essa alucinante comédia de erros mistura intriga política e ação violência, num pulp que supera muitos dos melhores exemplares do gênero. A trama se passa no Haiti e tem como protagonistas dois trambiqueiros desajeitados, Doc e Zoe, já conhecidos do longa Kafou. Eles têm a missão de sequestrar o filho de um senador, candidato à presidência do país, mas tudo sai diferente do esperado e situações absurdas passam a guiar o caminho dos dois. 

Irônico do princípio ao fim em seu retrato político-social e por muitas vezes escrachado nas trapalhadas dos dois amigos, o filme envolve com a narrativa imprevisível e a edição frenética. Se o sequestro é apenas a ponta do iceberg da conspiração política, outras questões sociais – nem todas necessariamente regionais – vão se apresentando à medida que a trama se desenvolve e novos personagens se apresentam. Mourral é habilidoso na sua ilustração; na construção e amarração dos momentos hilários – como a dupla fracassando repetidamente com o refém no porta-malas ou toda a sequência do parto – como nas cenas intensas – como a incrível perseguição nas vielas da comunidade.

A transição não se destaca apenas entre os dois gêneros, indo do humor absurdo à ação mais elaborada. Se diverte de verdade com os desacertos e confusões dos dois malandros, e é mais do que eficiente na intensidade das fugas e perseguições, em cortes rápidos e planos longuíssimos, onde os desafios de filmagem são evidentes; alcança o drama de maneira inesperada e surpreendente. Muito se deve às performances dos atores Jasmuel Andri e Rolaphton Mercure. Coração do filme, embora Andri se destaque pela sua naturalidade, ambos alcançam todos os registros, transmitindo a angústia, a irritação e a frustração dos atrapalhados Doc e Zoe nessa espiral de desacertos e equívocos.

Apoie o Cenas

Com muita adrenalina, Kidnapping Inc. provoca e organiza o caos, mesclando violência gráfica, humor ácido, muitas cores e uma trilha frenética. Mais do que farsa e filme de ação, o longa, ousado e imprevisível, busca ainda questões políticas e tensões sociais do Haiti, alcançando a falta de oportunidade, o classismo e a corrupção. Sem saber o que é pé no freio e tendo consciência de como lidar com isso, mantendo o ritmo e trazendo o espectador para dentro da trama, essa é uma grata surpresa para o ano que começa agora e merece toda a atenção.

Um grande momento
O parto

Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista cultural e crítica de cinema. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. É votante internacional do Globo de Ouro e faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Critics Choice Association, OFCS – Online Film Critics Society e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.
Assinar
Notificar
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver comentário
Botão Voltar ao topo