SÃO PAULO – De 29 de fevereiro a 11 de março, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo promove BHAVA: Universo do Cinema Indiano, o maior panorama do cinema indiano integralmente em 35mm já realizado na capital paulista, em paralelo à exposição internacional ÍNDIA, também em cartaz.

A mostra é uma iniciativa da Tantri Arte e Cultura, organização cultural que trabalha pelo intercâmbio entre a cultura brasileira e indiana, em parceria com a Mostra Panorama do Festival Internacional de GOA (IFFI – Internacional Film Festival of Índia), o mais importante festival de cinema do país.

O projeto, que leva em seu nome a palavra BHAVA, do sânscrito emoção, traz os diversos sentimentos deste país, traduzidos nos 19 filmes. O intuito é apresentar e valorizar a vasta e diversificada indústria cinematográfica da Índia, trazendo um diferencial autêntico e profundo de seu cinema contemporâneo, que desmistifica a ideia de que cinema indiano é somente Bollywood.

“Neste panorama vamos mostrar as peculiaridades de cada região. Os filmes que estamos trazendo foram todos premiados e fizeram grande bilheteria nos cinemas indianos. A um só tempo, a mostra alia cinema independente, de arte e super-produções, todos de excelente qualidade e vitoriosos em festivais nacionais e internacionais”, completa.

Todos os títulos da Bhava: Universo do Cinema Indiano serão exibidos em 35mm e incluem obras recentes de mestres como Adoor Gopalakrishnan e de expoentes como Prya Dharshanan. Além das exibições, haverá um debate com personalidades indianas e brasileiras e um panorama dedicado à filmografia de mulheres cineastas da Índia, em homenagem ao dia da mulher.

Durante a mostra, importantes títulos serão exibidos como: Quatro Mulheres, de Adoor Gopalakrishnan, cultuado como o novo Satyajit Ray; Dharm, de Bavana Talwar, filme premiado na Índia, exibido no encerramento de Cannes, em 2007; Just Another Love Story, de Kaushik Ganguly, e Navarasa, de Santosh Shivan, primeiros dois longas indianos que tratam da questão do homossexualismo, justificados dentro de uma visão bem particular.

Mais informações no site do evento.

Programação completa

SERVIÇO
Bhava: Universo do Cinema Indiano
De 29 de fevereiro a 11 de março
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – Sala de Cinema (70 lugares)
R. Álvares Penteado, 112 – Centro
Ingressos: R$4 e R$2 (meia), válido durante a mostra, para acesso à sala de cinema, por meio de senhas. As senhas deverão ser retiradas 1h antes de cada sessão.