(Planes, EUA, 2013)

Animação
Direção: Klay Hall
Roteiro: John Lasseter, Klay Hall, Jeffrey M. Howard
Duração: 91 min.
Nota: 5 ★★★★★☆☆☆☆☆

Dusty é um avião pulverizador que passa os dias despejando mistura fortificante em plantações para adubá-las. Porém, seu grande sonho é tornar-se avião de corrida e participar de competições internacionais ao lado das famosas aeronaves deste tipo. Para atingir seu objetivo, ele conta com a ajuda de um trio de amigos: Dottie, um carro que trabalha como mecânica fazendo a manutenção dos aviões; Chug, um caminhão-abastecedor e maior incentivador de Dusty, e um avião veterano de guerra chamado Skipper, que se torna o seu mentor.

A animação Aviões nasceu a partir da franquia Carros e, apesar de não ter sido produzida diretamente pela Pixar, segue o mesmo modelo de animação dos simpáticos veículos antropomórficos. Os personagens têm boca, olhos, usam as asas como braços e demonstram emoções através da mudança de fisionomia.

A moral da história, ponto-chave do roteiro, está na capacidade de ir além do que se pode fazer e na superação de barreiras. Dusty, além de ser menos veloz do que os outros competidores, também tem medo de altura e por isto sempre voa em baixa altitude, perdendo a oportunidade de se aproveitar da ajuda das correntes de ar. Ou seja, fica claro que existem muitas coisas jogando contra o herói, mas Dusty é determinado, corre atrás do seu sonho e vai contar com a ajuda de diversos carros e aviões ao longo da sua jornada.

É este o caminho que Aviões segue, sem nenhuma novidade, mas apostando numa história que agrada o público a que se destina. A ação fica por conta das cenas de corridas no ar, algumas delas emolduradas por um belo visual, principalmente as que se passam nos países asiáticos. Não falta também a tradicional disputa entre o mocinho e o bandido (Ripslinger) e a pitada de romance, da dupla El Chupacabra e Carolina. Ele é um romântico avião mexicano e ela, um avião brasileiro, um avião fêmea, digamos assim, vinda da Bahia e dublada pela cantora Ivete Sangalo (na versão para o Brasil, porque no original o avião é canadense).

Inicialmente, Aviões seria laçado diretamente em home video, (o que talvez explique porque o uso do 3D no filme é tão dispensável), mas o produtor-executivo do filme, Jonh Lasseter (diretor de Carros e Carros 2) resolveu lançá-lo para os cinemas. A sequência já está sendo preparada para 2014.

Aviões tem belas passagens e uma boa trilha sonora, mas peca no quesito carisma dos personagens. A história pode até agradar por transmitir mensagens sobre amizade, persistência e confiança em si mesmo, mas isto não é suficiente para transformá-lo num filme que conquiste a audiência.

Um Grande Momento:
A serenata.

Avioes_poster

Links

No IMDb Site Oficial