Visto na TV(Ausentes, ESP, 2005)

Suspense

Direção: Daniel Calparsoro

Elenco: Ariadna Gil, Jordi Mollà, Nacho Pérez, Omar Muñoz, Mar Sodupe

Roteiro: Daniel Calparsoro, Ray Loriga, Elio Quiroga

Duração: 91 min.

Minha nota: 6/10

Em um dos muitos passeios pelos canais da Sky, encontrei este filme curioso e interessante.

Uma mulher de mais de 30 anos participa de uma entrevista de emprego em uma grande companhia. Depois de várias perguntas, ela é dispensada pela idade e por estar superqualificada para a vaga.

Depois do acontecido e de uma crise nervosa, ela vai começar vida nova ao lado do marido e duas crianças em uma cidade para lá de estranha. Mesmo percebendo a presença de várias pessoas, ela não consegue vê-las e, com isso, entra em um caminho sem volta de pavor e loucura.

Ao mesmo tempo em que se sente isolada e rodeada de espíritos ou seres invisíveis, ela presencia a degeneração de todos aos seu redor. O marido e a criança mais velha começam a apresentar um comportamento mais agressivo e egoísta e o mais novo está sempre apavorado e solitário.

Nada fica muito claro para quem está do outro lado da tela e as teorias são as mais variadas possíveis, sobre a cidade, o marido e a esposa em perigo. E é em tudo que vemos, ou não, que está toda a graça do filme.

Criativo, sabe como trabalhar com as sensações de quem o assiste o tempo todo. Depois de alguns sustos e muita agonia, a solução surpreende e a reviravolta é interessante, mas poderia ser melhor executada.

Na verdade, os detalhes técnicos são a parte fraca do filme. As atuações não surpreendem nem decepcionam e o roteiro apresenta algumas irregularidades. Algumas locações e a trilha sonora também poderiam ser melhores.

Mas, ainda assim, é uma boa pedida para ver em casa, quando não estamos esperando muito e nem temos outras coisas para fazer. Os mais exigentes podem achar tudo que vêem uma grande bobagem e, talvez, devam manter uma certa distância.

Um Grande Momento

Maria anda e some pela casa.



Prêmios e indicações
(as categorias premiadas estão em negrito)

Fantasporto: Atriz (Ariadna Gil)

Links

Imdb