(The Adventures of Baron Muchausen , ING/ALE, 1988)

Fantasia/Aventura

Direção: Terry Gilliam
Elenco: John Neville, Eric Idle, Charles McKeown, Winston Dennis, Jack Purvis, Sarah Polley, Oliver Reed, Jonathan Pryce, Uma Thurman, Robin Williams, Sting, Terry Gilliam
Roteiro: Rudolph Erich Raspe, Gottfried August Bürger (romance), Charles McKeown, Terry Gilliam (Roteiro)
Duração: 126 min.
Nota: 8 [rating: 8/10]

O filme é uma deliciosa fábula a ser apreciada por adultos e crianças de todas as idades. É certo que as histórias do Barão de Munchausen carregam consigo uma certa dificuldade de adaptação, mas isso quase não se nota. O espectador fica envolvido do começo ao fim e, de certa forma, se integra ao delírio.

O longa conta com uma excelente atuação de John Neville como o Barão e com a graça de Sarah Polley como a menininha curiosa. Além disso, tem em seu elenco Oliver Reed, Uma Thurman, Sting, Robin Williams, Jonathan Pryce e Eric Idle. Não se pode esquecer também da rápida participação do diretor Terry Gilliam como o cantor irritante.

O uso de cores vivas e cenários que fazem lembrar os sonhos de infância também são inesqueciveis.

Esse é o motivo do filme ser uma delícia: uma mistura de loucura e grandes atores sob a batuta de um integrante do Monty Python. Porém, não vai agradar nada aqueles que não gostam de viajar.



Prêmios e indicações
(as categorias premiadas estão destacados)

Oscar: Direção de Arte (Dante Ferretti, Francesca Lo Schiavo), Figurino (Gabriella Pescucci), Efeitos Especiais (Richard Conway, Kent Houston), Maquiagem (Maggie Weston, Frabrizio Sforza)

BAFTA: Figurino (Gabriella Pescucci), Maquiagem (Maggie Weston, Frabrizio Sforza), Cenografia (Dante Ferretti), Efeitos Especiais (Richard Conway, Kent Houston)