(Concussion, EUA, 2013)

Drama
Direção: Stacie Passon
Elenco: Robin Weigert, Maggie Siff, Johnathan Tchaikovsky, Ben Shenkman, Julie Fain Lawrence, Janel Moloney, Emily Kinney, Laila Robins
Roteiro: Stacie Passon
Duração: 96 min.
Nota: 6 ★★★★★★☆☆☆☆

A rotina, a falta de comunicação e objetivos diferentes são os principais responsáveis pelo desgaste nos relacionamentos. Em seu filme de estreia, a diretora e roteirista Stacie Passon mostra a reação de uma dona de casa ao perceber que o casamento está passando por essa crise.

Desde que se casou com Kate, Abby passou a cuidar do lar, enquanto o sustento da família ficou por conta de sua esposa. Com o sucesso da carreira de Kate, filhos bem-criados e uma casa confortável num bairro de classe média alta, tudo parecia funcionar perfeitamente no dia a dia do casal.

Após uma pancada na cabeça, algumas coisas que incomodavam Abby, principalmente o excesso de dedicação de Kate ao trabalho e a falta de interesse sexual da parceira, ficam claras. Após algumas conversas com o pedreiro que a ajuda na reforma do seu loft, Abby decide adotar o pseudônimo de Eleanor e cobrar para receber mulheres durante as tardes.

Antes Sexo do que Nunca é sobre os anseios e frustrações de Abby e a forma inusitada que ela encontra para aplacar a fadiga do seu casamento. Algumas particularidades de um relacionamento lésbico se mostram presentes na história, mas o filme não tem ares panfletários, nem levanta bandeiras. A escolha da diretora é analisar, com pitadas de bom humor, o comportamento de Abby e, por tabela, as motivações das mulheres que pagam para se relacionar com que ela.

Não inserir o casal em guetos e evitar os estereótipos, é um aspecto positivo da obra. O problema é ficar na superficialidade das questões, não as analisando como deveria. Ao invés disso, o filme limita-se a mostrar a sucessão de encontros de Abby com mulheres mais jovens, que buscam aprender com a experiência dela, e com mulheres da sua faixa etária, que compartilham das mesmas frustrações da protagonista.

De qualquer forma, a falta de aprofundamento não impede que Antes Sexo do que Nunca seja um bom filme, que vale a pena ser conferido.

Um Grande Momento:
Com a prostituta

Concussion_poster

Links

No IMDb