(American Reunion, EUA, 2012)

Comédia
Direção: Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg
Elenco: Jason Biggs, Alyson Hannigan, Chris Klein, Thomas Ian Nicholas, Tara Reid, Seann William Scott, Mena Suvari, Eddie Kaye Thomas, Jennifer Coolidge, Eugene Levy, Natasha Lyonne, Dania Ramirez, Katrina Bowden, Jay Harrington, Chuck Hittinger, Shannon Elizabeth, Rebecca De Mornay
Roteiro: Adam Herz (personagens), Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg
Duração: 113 min.
Nota: 5 ★★★★★☆☆☆☆☆

Este é o quarto filme da série original de uma das comédias teens mais bem-sucedidas do cinema norte americano. American Pie: O Reencontro trata, como o nome já diz, da reunião desta turma de amigos que apronta desde 1999 nas salas de cinema.

A proposta continua a mesma dos três filmes anteriores. Cinco amigos que se metem em confusão sempre que o assunto é sexo. Nos dois primeiros filmes, Jim Levenstein (Jason Biggs), Oz (Chris Klein), Kevin Myers (Thomas Ian Nicholas), Paul Finch (Eddie Kaye Thomas) e Steve Stifler (Seann W. Scott) eram adolescentes dominados por seus hormônios e com um único objetivo: transar. Ambientadas no colégio, as histórias partiam das descobertas. Sexo, sentimentos, relacionamento com os pais e todo o pacote de dúvidas que estão na cabeça com essa idade. Foram quando viveram o seu primeiro amor, lutaram para ser populares, sofreram bullying e estreitaram os laços de amizade entre eles. Na terceira continuação, o casal de namorados Jim e Michelle (Alyson Hannigan) vive as confusões de organizar e consumar um casamento.

Se em American Pie – O Casamento alguns atores não estiveram presentes, como Chris Klein e Mena Suvari, no último longa os produtores conseguiram reunir todo o elenco original. Mesmo em participações bem especiais, como é o caso de Shannon Elizabeth, que interpreta Nadia, musa inspiradora de Jim quando ele ainda era virgem. Neste reencontro, vemos o que aconteceu com a vida de cada um dos personagens principais após nove anos. Jim e Michelle estão casados e vivenciando uma crise conjugal pela falta de sexo após o nascimento do primeiro filho; Oz, de astro do time de Lacrosse da escola, tornou-se um comentarista esportivo bastante famoso, namora uma super-modelo e foi convidado a participar do campeonato de dança entre celebridades da TV; Kevin se transformou num arquiteto dedicado aos caprichos da esposa; Finch continua o intelectual metido a garanhão que tenta seduzir as mulheres com os papos filosóficos, e Stifler é o idiota de sempre, que agora tem um emprego de faz-tudo para um chefe autoritário e o que trata com desprezo.

Ao longo deste reencontro, cada um deles tenta resolver suas questões pessoais, mas novos acontecimentos trazem mais dificuldades, confusões e risos, muitos risos, aos espectadores. A comédia é focada na crise conjugal de Jim, agravada quando sua ex-vizinha, de quem ele costumava ser babá e agora com 18 anos, decide que ele será o seu primeiro homem. Stifler vê nesta situação a possibilidade de se dar bem com as amigas da ninfeta e começa a investir.

A maneira como Jim tenta escapar das investidas é o que garante um bom entretenimento. São muitas cenas engraçadas, algumas hilárias e surreais, como já é praxe nos filmes da série. As personagens Heather (Mena Suvari) e Vicky (Tara Reid) também estão presentes na reunião e balançam os corações dos ex-namorados juvenis Oz e Kevin, respectivamente. Já o pai de Jim, ganha espaço neste novo enredo e deixa de ser o conselheiro do filho para aventurar-se na busca de uma nova companheira. São ele e Stifler os responsáveis pelas cenas mais engraçadas da história.

Esta comédia poderia ser uma boa sátira sobre a vida pós-adolescência, mas não foge da mesmice da maioria dos filmes norte-americanos que utiliza a escola como pano de fundo e os ingredientes de sempre: os bailes, as bebedeiras, sexo e personagens com uma única característica (o nerd, a gostosa, o esportista etc). American Pie: O Reencontro segue a mesma linha dos seus filmes anteriores e, além disto, faz parte de filões como Pânico, em que, basicamente, muda-se o ambiente para contar a mesma história, com objetivo único de ganhar dinheiro.

Um Grande Momento

Este é o pai do meu filho.

Links

No IMDb Site Oficial