Entre os dias 31 de maio e 7 de junho, acontece, na Quinta da Boa Vista, a primeira edição do Green Nation Fest, um festival interativo e sensorial que estimula o público visitante a agir por um mundo mais sustentável. O evento tratará de questões ambientais de maneira descontraída, usando cinema, educação, esporte e moda para abordar o assunto. O Green Nation Fest é realizado pelo Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente (CIMA), ONG que há mais de 20 anos desenvolve ações em parceria com instituições privadas, governamentais e multilaterais.

Todos podem participar da Competição de Cinema e Novas Mídias, uma disputa de obras sobre sustentabilidade. É só inscrever o trabalho (que pode ser produção audiovisual, blog, foto e perfil no Twitter) no site do evento.

Além da competição, o evento terá três grandes atrações: a Feira Interativa e Sensorial, Mostra Internacional de Cinema com 12 longas-metragens e Seminários Internacionais sobre “Economia verde e criativa”, abertos para debates. A expectativa de público gira em torno de quatro mil visitantes por dia.

Outras atrações do festival são: Pegada de Carbono, Espaço Quiz, Gol de Bicicleta, passeio para observação de pássaros, Exposição de Cartuns, apadrinhamento de uma árvore, oficinas e aulão de Yoga.

COMPETIÇÃO E MOSTRA DE CINEMA E NOVAS MÍDIAS

A competição é dividida em sete categorias: filmes (depoimento, documentário, animação, ficção, roteiro de ficção), blogs, microblogs (Twitter), álbuns de fotos, fotos, cartuns e arquitetura. A intenção é incentivar a produção de obras, criar ambientes de difusão e contribuir para o engajamento da sociedade em questões fundamentais para a manutenção e melhoria das condições de vida na Terra.

Os interessados podem inscrever suas obras (exceto projetos arquitetônicos) pelo site www.GreenNationFest.com.br até o dia 10 de maio. As obras inscritas serão então submetidas a júri oficial composto por personalidades e profissionais do meio ambiente e do audiovisual, mas qualquer pessoa poderá acessar o site do Green Nation Fest para ver e votar nas obras, participando assim do júri popular. Os vencedores serão conhecidos no dia 7 de junho, durante a premiação “Tapete Verde”.

MOSTRA DE LONGAS

O Green Nation Fest também terá Mostra Internacional de Longas, com a exibição de Salmon Fishing in the Yemen, de Lasse Hallström e estrelado por Ewan McGregor, e Carbon Rush, dirigido por Amy Miller e narrado por Daryl Hannah e Karine Vanasse, em sua première mundial.

A exibição dos longas-metragens acontecerá no Cinemark Downtown, entre os dias 1º e 7 de junho, às 19h e 21h com entrada gratuita.

MOSTRA DE CURTAS

Na Quinta da Boa Vista será montada a Mostra Internacional de Curtas. Vários festivais de cinema como Animamundi, ComKids e o francês FIFE selecionaram os filmes que serão exibidos. Dentre as mostras destaca-se a Vídeo Ambiental, composta por filmes produzidos por alunos da rede municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro.

Participe!