(Abril Despedaçado, BRA, 2001)

Drama

Direção: Walter Salles

Elenco: Rodrigo Santoro, José Dumont, Rita Assemany, Ravi Ramos Lacerda, Luiz Carlos Vanconcelos, Caio Junqueira, Wagner Moura, Othon Bastos, Flavia Marco Antonio, Gero Camilo, Mariana Loureiro

Roteiro: Ismail Kadare (romance), João Moreira Salles e Daniela Thomas (diálogo adicional), Karim Ainouz, Sérgio Machado, Walter Salles

Duração: 105 min.

Sinopse

Abril 1910 – Na geografia desértica do sertão brasileiro, uma camisa manchada de sangue balança com o vento. Tonho (Rodrigo Santoro), filho do meio da família Breves, é impelido pelo pai (José Drumont) a vingar a morte do seu irmão mais velho, vítima de uma luta ancestral entre famílias pela posse da terra.

Se cumprir sua missão, Tonho sabe que sua vida ficará partida em dois: os 20 anos que ele já viveu, e o pouco tempo que lhe restará para viver. Ele será então perseguido por um membro da família rival, como dita o código da vingança da região.

Angustiado pela perspectiva da morte e instigado pelo seu irmão menor, Pacu (Ravi Ramos Lacerda), Tonho começa a questionar a lógica da violência e da tradição. É quando dois artistas de um pequeno circo itinerante cruzam o seu caminho.



Prêmios e indicações
(as categorias premiadas estão em negrito)

BAFTA: Filme em Língua Estrangeira

Globo de Ouro: Filme Estrangeiro

Festival de Havana: Prêmio Casa das Américas, Direção

Links

Site Oficial