Visto em DVDIndicado(Sen to Chihiro no kamikakushi, JAP, 2001)

Fantasia/Animação

Direção: Hayao Miyazaki

Roteiro: Hayao Miyazaki

Duração: 125 min.

Minha nota: 10/10

Nota do Rodrigo: 10/10

Depois de quebrar o meu preconceito e conhecer o maravilhoso Castelo Animado, corri para a locadora e peguei A Viagem de Chihiro.

Confesso que fui cheia de expectativa para ver o filme, como se fosse criança e tivesse acabado de ganhar uma coisa que eu queria muito. E eu não estava sozinha, meu mini-cinéfilo preferido estava ao meu lado. Terminamos de almoçar e colocamos o dvd.

Um menina está se mudando com os pais para uma casa nova, em outra cidade. No meio do caminho, o pai avista um túnel curioso e os dois adultos entram no local contra a vontade da pequena. Esse é o começo de uma viagem cheia de surpresas, aventuras e muita emoção.

O filme é, simplesmente, magnífico. Os traços, as cores, uma história linda e contagiante e até a trilha sonora, um pouco diferente, fazem com que o espectador praticamente participe de tudo do lado de dentro da tela.

O belo está também nos detalhes, que fazem com que qualquer seqüência valha a pena. Não tem como não perceber o cuidado com os vasos, os tapetes, as almofadas.

Claro que quem assistir vai saber logo que não se trata daquele tipo de desenho by Disney que fomos acostumados a assistir desde crianças. Além de um traço totalmente diferente, de algum jeito Hayao Miyazaki vai mais fundo com suas histórias e faz qualquer animação dos estúdios estadunidenses parecer superficial demais.

Imperdível!

Para ver sempre que puder, quantas vezes quiser! Os pequenos também vão gostar muito da experiência.

Um Grande Momento

O filme é cheio de grandes momentos, como tenho que escolher um, fico com a viagem de trem.

Oscar-logo2Oscar 2003
Melhor Animação



Prêmios e indicações
(as categorias premiadas estão em negrito)

Oscar: Animação

BAFTA: Filme em Língua Estrangeira

Festival de Berlim: Urso de Ouro

César: Filme Estrangeiro

Links

Imdb