(The Graduate, EUA, 1967)

Romance

Direção: Mike Nichols

Elenco: Dustin Hoffman, Anne Bancroft, Katharine Ross, Murray Hamilton, Brian Avery, Richard Dreyfuss

Roteiro: Charles Webb (romance), Calder Willingham, Buck Henry

Duração: 105 min.

Sinopse

Comédia clássica que marcou toda uma geração. Uma obra-prima que concorreu aos Oscars de melhor filme, roteiro (de Buck Henry, que faz uma engraçada participação como o atendente do hotel, e Calder Willingham), ator (Hoffman), atriz (Bancroft), atriz coadjuvante (Ross) e fotografia, ganhando o de melhor diretor (Mike Nichols).

Hoffman está excelente como o jovem universitário recém-formado que é seduzido por uma mulher casada e madura (a ótima Bancroft), velha amiga de seu pais. Mais tarde, ele apaixona-se pela filha dela, Elaine (Ross), provocando uma série de desencontros e confusões.

Além da direção inspirada e do elenco afiadíssimo, o filme tem como destaque a bela trilha de Simon E Garfunkel, com Mrs. Robinson, Sound Of Silence e outros sucessos da dupla.



Prêmios e indicações
(as categorias premiadas estão em negrito)

Oscar: Filme, Direção, Roteiro Adaptado, Ator (Dustin Hoffman), Atriz (Anne Bancroft), Fotografia (Robert Surtees),

BAFTA: Filme, Direção, Roteiro, Atriz (Anne Bancroft), Ator Revelação (Dustin Hoffman), Atriz Revelação (Katharine Ross), Edição (Sam O’Steen)

Globo de Ouro: Filme de Comédia/Musical, Direção, Roteiro, Ator de Comédia/Musical (Dustin Hoffman), Atriz de Musical/Comédia (Anne Bancroft), Ator Revelação (Dustin Hoffman), Atriz Revelação (Katharine Ross)