(The Passion of the Christ, EUA, 2004)

Drama

Direção: Mel Gibson

Elenco: James Caviezel, Monica Bellucci, Luca Lionello, Hristo Shopov, Maia Morgenstern, Christo Jivkov

Roteiro: Benedict Fitzgerald, Mel Gibson

Duração: 127 min.

Sinopse

A Paixão de Cristo é um filme sobre as últimas doze horas da vida de Jesus de Nazaré, antes da sua morte. O trama do filme começa no Jardim das Oliveiras (Getsêmani) onde Jesus vai orar após a Última Ceia. Traído por Judas Iscariotes, Jesus é preso e levado de volta para dentro dos muros da cidade de Jerusalém onde os líderes dos Fariseus o confrontam com falsas acusações de blasfêmia. Jesus é trazido diante de Pilatos, o Governador Romano da Palestina, que ouve as acusações feitas contra ele, pelos fariseus.

Percebendo que enfrenta um conflito político e religioso, Pilatos transfere a responsabilidade da decisão para o Rei Herodes. Herodes devolve Jesus a Pilatos, que propõe que a multidão escolha entre Jesus e o criminoso Barrabás. A multidão escolhe pela liberdade de Barrabás e condenam Jesus a morte – e morte de cruz.

O filme mostra como Jesus foi entregue aos soldados romanos, e cruelmente flagelado. Também mostra o sacrifício de Jesus de levar a cruz até o alto do Gólgota. Ali, Jesus é crucificado – mas antes de morrer Ele diz: “está consumado”, e entrega o seu espírito a Deus.



Prêmios e indicações
(as categorias premiadas estão em negrito)

Oscar: Fotografia (Caleb Deschanel), Maquiagem (Keith VanderLaan, Christien Tinsley), Trilha Sonora (John Debney)

MTV Movie Awards: Performance Masculina (James Caviezel)

Links

Site Oficial