(A Grande Nuvem Cinza, BRA, 2016)
Documentário
Direção: Marcelo Munhoz
Roteiro: Marcelo Munhoz
Duração: 71 min.
Nota: 7 ★★★★★★★☆☆☆

Em meio à modernização agrária, uma monocultura permanece extremamente manual, o cultivo de tabaco. Marcada pela carga negativa do produto final, essa cultura tem características muito marcantes, tanto pelo caráter extremamente familiar de produção, quanto pela espera que acompanha cada um dos personagens nela envolvidos.

Em A Grande Nuvem Cinza, o diretor Marcelo Munhoz volta suas câmera para uma pequena comunidade paranaense. Selecionando algumas famílias, com conflitos muito particulares, ele se insere completamente na vida daquelas pessoas e apresenta um trabalho de observação muito apurado.

O modo como ele desenvolve aquele relacionamento, fazendo com que a câmera desapareça completamente, independente do espaço para filmar, é extremamente curioso, principalmente pela intimidade com as pessoas e lugares. Além disso, há uma sensibilidade extra na captação das imagens.

Narrativamente, Munhoz também acerta nos caminhos tomados. Há no filme uma demarcação muito interessante do tempo, figura extremamente presente na vida de qualquer agricultor. O filme toma para si a duração da espera de suas personagens e, embora ela seja longa, não há espaço para o cansaço ou o desinteresse de quem o assiste neste ponto.

A-Grande-Nuvem-Cinza_interno

Outra coisa bem executada é a constante comparação entre passado e presente, antigo e atual. Tanto a modernização dos modos de produção, que não são muitas, mas existem, quanto a relação das gerações com o cultivo do tabaco estão demarcadas no filme. Do mesmo modo, um certo olhar para o futuro desta cultura tão familiar, que, com a tecnologia e as mudanças legais, vem encontrando novos caminhos.

É muito curioso acompanhar a dubiedade da relação com o tabaco, o amor genuíno que aquelas pessoas sentem pela plantação e a pressão financeira que ronda as famílias, com a dificuldade cada vez maior de cultivo.

Embora acerte nas escolhas, nas imagens e tenha muita coisa interessante a contar, A Grande Nuvem Cinza traz algumas repetições pouco justificadas e que pouco contribuem para a história. Assim como falha um pouco no modo escolhido para destacar as marcas deixadas pelos problemas causados pelos muitos agrotóxicos utilizados na plantação.

Ainda assim, há muita coisa a ser descoberta com o filme.

Um Grande Momento:
A internet.

Links