( The Green Mile, EUA, 1999)

Drama

Direção: Frank Darabont

Elenco: Tom Hanks, David Morse, Michael Clarke Duncan, James Cromwell, Michael Jeter, Graham Greene, Sam Rockwell, Gary Sinise

Roteiro: Stephen King (romance), Frank Darabont (roteiro)

Duração: 188 min.

Até que ponto o preconceito e a ignorância influem em uma condenação? E se ela estiver errada? Quantas pessoas pagam, sem merecer, por crimes que não cometeram?

Perguntas como essa não param de brotar em nossa mente durante a projeção do filme À Espera de um Milagre. Baseado em uma das obras mais famosas de Stephen King, cujo nome original é The Green Mile, Darabont traz um filme que consegue tocar nossa consciência.

Na tela, um ex-policial idoso conta a história de um homem condenado à morte pelo assassinato de duas meninas e seus últimos dias no corredor da morte. No mesmo local, presos violentos e sádicos e policiais que pretendem garantir o sossego dos últimos dias antes da execução.

Darabont parece está se especializando em adaptações e parece entender bem a obra de King, pois não há nada no livro que faça falta ao filme. Além disso, as atuações impressionam por transmitir toda a frustração, a dor, a bondade e a falta de esperança dos personagens.

Apesar de ser longo demais, o filme conquista por sua sensibilidade. Coffey, o condenado, é de uma pureza tão grande que não é estranho querermos levá-lo para nossa casa.

Vale a pena conferir, mas prepare-se para sentir raiva e carinho em quantidade elevada.

Um Grande Momento

A execução final.



Prêmios e indicações
(as categorias premiadas estão em negrito)

Oscar: Filme, Roteiro Adaptado, Ator Coadjuvante (Michael Clarke Duncan), Som

Globo de Ouro: Ator Coadjuvante (Michael Clarke Duncan)

MTV: Promessa Masculina (Michael Clarke Duncan)

Links

Site Oficial