(The Golden Compass, EUA/ING, 2007)

Fantasia

Direção: Chris Weitz

Elenco: Nicole Kidman, Daniel Craig, Dakota Blue Richards, Eva Green, Sam Elliott, Christopher Lee, Ian McKellen, Kristin Scott Thomas, Kathy Bates

Roteiro: Chris Weitz, Phillip Pullman (romance)

Duração: 113 min.

Final de ano, férias estudantis, nada mais normal do que vários títulos infantis em exibição nos cinemas. Desde O Senhor dos Anéis, os filmes de fantasia têm recebido uma especial atenção dos espectadores, então nada melhor do que lançamentos do gênero. Depois de ver o trailer de A Bússola de Ouro e conhecer o site, fiquei interessada em assistir.

O filme é muito menos do que eu esperava, mas tem uma fotografia linda, é muito bem feito e conta com um elenco que faz toda a diferença. A história é a de um mundo fantástico habitado por estudiosos, ciganos, feiticeiras e ursos polares. Este mundo é completamente dominado por uma instituição denominada magistério e uma menina é a única que pode salvar toda as criaturas desta dominação.

Baseada na primeira parte da trilogia Northern Lights (esse é o nome daquele efeito visual no pólo norte) de Phillip Pullman, o enredo é bem interessante e o filme tem tudo para dar certo, mas alguma coisa se perde no meio do caminho. O ritmo é um problema sério, principalmente, se considerarmos que o filme é infantil e crianças precisam de mais ação.

O outro grande problema é aquele que temos enfrentado depois que começaram a pipocar trilogias nas telas: filmes sem final. Mesmo sendo uma história sem fim, o filme poderia chegar a algum ponto conclusivo, mas não. Assim como Piratas do Caribe – O Baú da Morte, deixa todo mundo a ver navios (voadores, no caso).

Particularmente, não me animei em assistir à seqüência The Subtle Knife, ainda sem título em português e com previsão de lançamento para 2009. Talvez eu deixe pra ver junto com a última parte, quando, provavelmente, terei que rever essa primeira.

Para quem gosta de filmes de fantasia, mas está disposto a esperar por ação e finais.

Um Grande Momento

O golpe final na luta dos ursos polares.



Prêmios e indicações (as categorias premiadas estão em negrito)

Oscar: Efeitos Visuais

Links

Site Oficial