FBCB-Abertura

Começou na noite de ontem (15/9), no Cine Brasília, a 48ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. A noite foi marcada pela homenagem a um dos mais importantes realizadores da capital, o documentarista Vladimir Carvalho, e pela exibição do longa-metragem Um Filme de Cinema, dirigido pelo irmão do homenageado Walter Carvalho, e uma homenagem à arte de fazer cinema.

O secretário da cultura do Distrito Federal, Guilherme Reis, foi o responsável pela abertura do evento. Ele saudou a longa vida do festival, hoje o mais antigo dedicado à produção cinematográfica brasileira, e, junto com o governador Rodrigo Rollemberg entregou o troféu candango especial a Vladimir Carvalho. A homenagem ainda contou com um vídeo feito especialmente para o evento.

Alegria em dose dupla

O documentarista agradeceu a homenagem e se disse duplamente feliz. “Essa noite é muito especial pra mim, além do reconhecimento, coincide com a exibição do filme de meu irmão”. Vladimir falou sobre sua família e da relação com o diretor Walter Carvalho, que muito mais novo, foi, de certo modo, criado por ele. “Walter é o filho que eu não tive. Tenho por ele um amor paternal”, afirmou.

Vladimir também falou sobre sua vinda a Brasília, que era para durar apenas dois meses e hoje já tem mais de 45 anos. Ele relembrou os tempos sombrios da ditadura militar, a luta para liberar seus filmes em uma época de censura, sua experiência como professor na Universidade de Brasília e sua luta ativa para manter o cinema sempre vivo na capital federal, seja através da criação de associações ou cineclubes.

O documentarista concluiu o discurso de forma divertida, dizendo que o troféu chegava até de certo modo de forma retardatária. “Como a idade já me permite, e, sem falsa modéstia, eu mereço!”. E merece mesmo!

Após a homenagem, houve exibição do filme Um Filme de Cinema, que une vários depoimentos de realizadores sobre a arte de fazer cinema a imagens que buscam a origem da paixão pelos filmes, e foi muito bem recebido pelo público do local.

FBCB

A 48ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro acontece até o próximo dia 22 de setembro de 2015. Palco principal do festival, o Cine Brasília recebe a Mostra Competitiva diariamente, às 20h30, e a Mostra Brasília, destinada à produção local, às 17h, a partir do dia 17. Fora da tela, eventos culturais e muitos quitutes podem ser encontrados no espaço de convivência especialmente criado para o festival.

Mostras paralelas acontecem no Cine Cultura Liberty Mall, com sessões à tarde e à noite. As sessões matutinas do Festivalzinho, destinado a filmes infantis, acontecem nas unidades do Sesc de Ceilândia, Taguatinga e Gama.

Além das exibições, outros eventos movimentam o festival, como oficinas, debates e lançamentos de livros e dvds.
Para a programação completa, consulte o site do festival.