Crítica | FestivalMostra SPnotas

Calvet

(Calvet, CRI/FRA/EUA/NIC/GBR, 2011)

Documentário
Direção: Dominic Allan
Roteiro: Dominic Allan
Duração: 86 min.
Nota: 7 ★★★★★★★☆☆☆

Se algo pode definir a pintura de Jean Marc Calvet é o clima macabro e quase desesperado. A história de vida do artista, contada pelo diretor Dominic Allan, vem explicar o porquê disso. Depois de fazer inúmeras escolhas erradas na vida e se perder no caminho das drogas, Calvet descobriu na arte um meio de controlar sua ansiedade e se libertar de seus demônios. Mas de todas as histórias de seu passado que ele quer se livrar, uma é a mais complexa, mas ele tenta mesmo assim.

Com problemas técnicos e um tropeço grave na opção de montagem não cronológica, o filme consegue se manter graças à história de vida de seu personagem. Quase inacreditável, é essa história que faz com que os expectadores mantenham os olhos na tela até o último minuto e saiam da sala querendo mais notícias sobre o documentado. Depois de muitos embrulhos no estômago, a tentativa de reconciliação com o passado comove profundamente.

Um Grande Momento

Apoie o Cenas

O telefone toca.

Links

IMDb Site Oficial [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=9-zaQKORnnk[/youtube]

Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista cultural e crítica de cinema. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. É votante internacional do Globo de Ouro e faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Critics Choice Association, OFCS – Online Film Critics Society e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.
Botão Voltar ao topo