Festivais e mostras

21º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo


Um convite para conhecer o novo! Essa é a principal mensagem do 21º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, que acontece de 19 a 27 de Agosto.

São nove salas exibindo programação gratuita com produções vindas dos quatro cantos do planeta, num amplo painel com mais de 400 filmes. É tamanha a diversidade de temas, propostas, reflexões e transgressões de gênero, que estas pequenas obras de arte carregam a absoluta competência de agradar aos mais exigentes dos públicos.

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais dessas obras, o que provocou uma iniciativa inédita: a realização do primeiro seminário para refletir sobre Curta & Mercado, nos dias 23, 24 e 25 de agosto, na Cinemateca Brasileira.

Apoie o Cenas

Mostra Brasil

O panorama da produção brasileira será divida em várias mostras. A Mostra Brasil traz 54 filmes produzidos em 14 estados. Os elogiados Recife Frio, de Kléber Mendonça Filho; Bailão, de Marcelo Caetano, e Não quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro estão entre os selecionados. Assim como a esperada estréia de Magnífica Desolação, de Fernando Coimbra, diretor de Trópico das Cabras.

30 curtas fazem parte do Panorama Paulista, metade deles ainda inéditos. Entre os destaques estão Naiá e a Lua, de Leandro Tadashi, e Estação, de Marcia Faria.

A Mostra KinoOikos – Formação do Olhar reúne 38 curas realizados em oficinas audiovisuais, pontos de cultura e produções populares de diferentes instâncias de atuação social.

Mostras internacionais

Com 71 filmes de 30 países, as mostras internacionais trazem o vencedor da Palma de Ouro em Cannes, História de Cão, de Serge Avedikian; do Urso de Prata em Berlim, Incidente no Banco, de Ruben Östlund, e o prêmio do juri em Cannes, O Banho de Micky, de Frida Kemptt.

Entre os muitos destaques da Mostra Latino-Americana está Cynthia Ainda Tem as Chavez, de Gonzalo Tobal, que chamou a atenção dos curadores da Semana da Crítica de Cannes.

A produção argentina também ganha um programa especial, comemorando os 200 anos da proclamação da República Argentina. Os destaques são Toro Verde, de Laura Duran, Amor Auto-adesivo, de Letícia Cristoph e Pablo Barbieri, e 50 Anos na Lua, de Mariano Santili.

Mostras especiais

As crianças continuam tendo uma mostra especial só para elas. Este ano vão poder brincar também na Cabine de Dublagem, criando diálogos para trechos de filmes que depois serão exibidos em um espaço na Cinemateca Brasileira. Os mais velhos também têm uma Mostra Infanto-Juvenil, com 15 títulos selecionados.

Os que gostam de sentir medo também tem uma programação especial onde podem conferir filmes como Coisas que Deixamos para Trás, de Andrew Brand; Último Passageiro, de Ricardo Soto, e os brasileiros Glossolalia, de Gabriel Honzik, e Ninja, de Dennison Ramalho.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=OAZMF-nzP2w[/youtube]

A progamação intensa e o grande número de curtas comprovam a importância do festival e com tantos curtas curiosos e comentados na seleção, fica difícil resistir. E você ainda pode levar para casa um kit especial do evento.

Como ganhar o seu kit Curta Kinoforum

As experiências vividas no Festival Curta Kinoforum costumam ficar guardadas para sempre na memória, mas agora você pode ter ainda mais lembranças. Participando você pode ganhar um kit com camiseta, bolsa e bottom do festival.

Para ganhar basta seguir o @CenasdeCinema no twitter e retuitar a frase “Eu quero um kit do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. http://migre.me/14zCK “. O sorteiro será efetuado no dia 15 de agosto pelo sorteie.me e o ganhador será comunicado por mensagem direta no próprio Twitter.

Para maiores informações e programação completa, acesse o site do festival

SERVIÇO

Serviço: 21º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum
Abertura para convidados: dia 19 de agosto de 2010
Programação para o público: de 20 a 27 de agosto de 2010
Salas de Exibição: Cinemateca Brasileira, CineSESC, Centro Cultural São Paulo, Museu da Imagem e do Som, Espaço Unibanco Augusta, Cine Olido, Cinusp e Cineclube Grajaú
Encontro KinoOikos- Formação do Olhar – 21 e 22 de Agosto, no Cine Olido, das 14h às 18hs
Seminário Curta & Mercado – 23, 24 e 25 de Agosto, na Cinemateca, das 10h às 18hs
Programação extra no Museu do Futebol, Matilha Cultural e em comunidades do Monte Azul, Vila Santa Inês, Vila Maria Zélia, Cidade Julia, Jardim Miriam, Jabaquara, Cambuci e Butantã
Acessibilidade: As sessões da Mostra Brasil terão áudio-descrição no CineSesc durante o final de semana (20, 21 e 22 de agosto).
Entrada: Gratuita
Direção: Zita Carvalhosa

ENDEREÇOS

Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino

CineSESC
Rua Augusta , 2075, Cerqueira César

MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa

Espaço Unibanco Augusta
Rua Augusta, 1.470, Consolação

Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 , Paraíso

Cine Olido
Avenida São João , 473 , Centro

CINUSP
Rua do Anfiteatro ,181,favo 4, Colméia ,Cidade Universitária,

Cineclube Grajaú
Rua: Prof. Oscar Barreto Filho, 252

Espaço Matilha Cultural
R. Rego Freitas 542 – São Paulo – Brasil

Museu do Futebol
Estádio do Pacaembu Complexo esportivo
Pça. Charles Miller, s/ nº – Pacaembu – Centro.

Redação

O Cenas de Cinema é um veículo informal e divertido que tem como principal objetivo divulgar a sétima arte, com críticas, notícias, listas e matérias especiais
22 Comentários
Inline Feedbacks
Ver comentário
Botão Voltar ao topo