Presos na ilha
Por Cecilia Barroso
Com toques do bom cinema noir, Ilha do Medo, que estréia hoje nos cinemas, é um daqueles suspenses cheios de tensão psicológica e reviravoltas. Aproveite a viagem!
» Leia maisPor Cecilia Barroso
Com toques do bom cinema noir, Ilha do Medo, que estréia hoje nos cinemas, é um daqueles suspenses cheios de tensão psicológica e reviravoltas. Aproveite a viagem!
» Leia mais
Por Cenas de Cinema
Em uma noite mais entediante do que animada a Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood anunciou os melhores do ano. E Guerra ao Terror foi o grande vencedor da noite.
» Leia mais
Por Cenas de Cinema
O Troféu Framboesa de Ouro chega à sua 30ª edição. Além de premiar os piores do ano, também foram escolhidos os piores da década. E Sandra Bullock cumpriu a promessa, foi receber seu prêmio.
» Leia mais
Por Cecilia Barroso
Com Fita Branca, Michael Haneke tenta descobrir quem foram as crianças que viraram os adultos nazistas da Segunda Guerra e de onde podem ter tirado tanto ódio e intolerância.
» Leia mais
Por Cecilia Barroso
Sensibilidade e ação se misturam no drama sul-coreano Mother para contar a história de uma mãe que não mede esforços e nem consequências para salvar seu único filho.
» Leia mais
Por Cecilia Barroso
Depois do lançamento espalhafatoso no mercado nacional direto em dvd, chega aos cinemas Guerra ao Terror, retrato duro da influência da guerra na vida de seus soldados.
» Leia mais
Por Cecilia Barroso
A poesia de Manoel de Barros é uma daquelas viagens deliciosas que sempre gostamos de fazer. Conhecer um pouco mais sobre a vida do poeta e estar tão perto de sua obra é inspirador.
» Leia mais
Por Cecilia Barroso
Zeca já passou da adolescência há muito tempo, mas parece não ter se dado conta disso. Carregado pela vida, acaba se enrolando e vivendo algo bem inusitado.
» Leia mais
Por
Cecilia Barroso
em
19.11.09
(Filhos de João, Admirável Mundo Novo Baiano, BRA, 2009)
Depois de onze anos de muito trabalho, o diretor Henrique Dantas, exibiu ontem pela primeira vez para o público seu documentário Filhos de João, Admirável Mundo Novo Baiano, sobre o grupo musical Novos Baianos.
Entre depoimentos dos integrantes e de personalidades musicais, imagens antigas e trechos de um documentário feito para tv alemã nos anos 70, conhecemos a história do grupo, desde sua criação até seu término.
A aventura dos baianos tentando alcançar o sucesso, depois da Tropicália e nos difíceis anos da ditura militar, é contagiante e encontra muito de sua força na influência de João Gilberto na percepção musical e no modo de fazer música dos então meninos.
Sem depoimento do pai da bossa-nova, cabe a Tom Zé explicar, a sua maneira, o que significou tudo aquilo para a música. Com seu jeito todo especial (e apropriado) de entender a música, ele fala do que João e os Novos Baianos representam para a Música Popular Brasileira.
Além do que é dito, o filme tem um desenvolvimento regular e consegue criar um vínculo com os que o assistem, principalmente por seu humor. Talvez aposte demais em imagens de ligação que não são tão necessárias assim, mas nada que prejudique o resultado final.
Vendo todos os integrantes darem os seus depoimentos, impossível não perceber a ausência de Baby do Brasil, a representante feminina do grupo. Nos créditos finais, o letreiro avisa que ela não autorizou o uso de suas imagens.
Quando perguntado, no debate após o filme, Henrique Dantas afirmou que o material gravado com ela era fantástico, mas como não houve acordo, teve que ficar de fora do filme. O acordo envolveria um pagamento de cachê.
Pior para ela, que ficou de fora de um delicioso documento da nossa música que, além de toda a força musical, demonstra um modo de viver a vida completamente diferente e faz, de certo modo, o retrato de uma geração.
Um Grande Momento
Qualquer um que tenha o Tom Zé.
Prêmios e indicações (as categorias premiadas estão em negrito)
Festival de Brasília: Filme
Documentário
Direção: Henrique Dantas
Roteiro: Henrique Dantas, Bau Carvalho
Duração: 75 min.
Minha nota: 6/10
Copyright 2009 Cecília Barroso
Todos os textos do Cenas de Cinema estão sob licença Creative Commons.
Design: Bruna Bites | Desenvolvido por: Nós Codificamos
1 comentários :
Acompanhei aqui na Bahia as discussões sobre a tentativa de Henrique em negociar com Baby sua participação no filme. Foi quase o ano todo vendo isso. Uma pena mesmo. Que bom que o filme ficou bem feito, quero muito ver.
Postar um comentário