Slider

Presos na ilha

Por Cecilia Barroso

Com toques do bom cinema noir, Ilha do Medo, que estréia hoje nos cinemas, é um daqueles suspenses cheios de tensão psicológica e reviravoltas. Aproveite a viagem!

» Leia mais
Avatar

Vencedores do Oscar 2010

Por Cenas de Cinema

Em uma noite mais entediante do que animada a Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood anunciou os melhores do ano. E Guerra ao Terror foi o grande vencedor da noite.

» Leia mais
Oscar 2010

Framboesa de Ouro 2010

Por Cenas de Cinema

O Troféu Framboesa de Ouro chega à sua 30ª edição. Além de premiar os piores do ano, também foram escolhidos os piores da década. E Sandra Bullock cumpriu a promessa, foi receber seu prêmio.

» Leia mais
Sandra Bullock e a Framboesa de Ouro

Origens do mal

Por Cecilia Barroso

Com Fita Branca, Michael Haneke tenta descobrir quem foram as crianças que viraram os adultos nazistas da Segunda Guerra e de onde podem ter tirado tanto ódio e intolerância.

» Leia mais
Fita Branca

Amor de Mãe

Por Cecilia Barroso

Sensibilidade e ação se misturam no drama sul-coreano Mother para contar a história de uma mãe que não mede esforços e nem consequências para salvar seu único filho.

» Leia mais
Mother

A guerra é uma droga

Por Cecilia Barroso

Depois do lançamento espalhafatoso no mercado nacional direto em dvd, chega aos cinemas Guerra ao Terror, retrato duro da influência da guerra na vida de seus soldados.

» Leia mais
Guerra_terror

Vivendo poesia

Por Cecilia Barroso

A poesia de Manoel de Barros é uma daquelas viagens deliciosas que sempre gostamos de fazer. Conhecer um pouco mais sobre a vida do poeta e estar tão perto de sua obra é inspirador.

» Leia mais
10%

Eterna adolescência

Por Cecilia Barroso

Zeca já passou da adolescência há muito tempo, mas parece não ter se dado conta disso. Carregado pela vida, acaba se enrolando e vivendo algo bem inusitado.

» Leia mais
90_minutos

É Proibido Fumar

(É Proibido Fumar, BRA, 2009)

É comum ter, entre os filmes selecionados pelo Festival de Brasília, um que tenha um apelo popular maior e que seja mais facilmente comercializado. Este ano, foi a vez de É Proibido Fumar.

Com Glória Pires, que sozinha já chama o público para as salas, e Paulo Miklos encabeçando o elenco, o filme conta a história de Baby, uma solteirona de quarenta anos que ficou parada no tempo e no espaço.

Usando roupas de décadas passadas, ela ainda mora no apartamento que herdou da mãe, onde dá aulas de violão, e briga por antiguidades de outros parentes falecidos com as irmãs. Entre aulas e telefonemas estressados, Baby se interessa por Max, seu novo vizinho. Ex-roqueiro e atual cantor de sambão em uma churrascaria, ele tenta se esquecer de um amor fracassado.

O filme fala de vícios e obsessões com muito humor e se apóia no carisma em um casal central completamente diferente. Para ela música é Chico Buarque, para ele é Jorge Ben; se ele prefere inovações na cozinha, ela vai de tradicional. Glória Pires e Paulo Miklos, um casal difícil de ser imaginado junto, transmitem bem essas diferenças.

Ainda que tenha um texto interessante, boas atuações e participações especiais ótimas, o filme não consegue se controlar no ritmo e acaba sendo mais arrastado do que precisava. O problema se agrava na parte final, que parece ficar andando em círculos, sem nunca avançar.

Algumas inserções são televisivas demais e sequências como a da dança indiana não conseguem se explicar.

Entre as qualidades estão a trilha sonora, que sabe misturar elementos e consegue ser uma atração à parte, e a facilidade que Anna Muylaert tem de transitar entre sentimentos completamente diferentes.

E, ainda que tenha problemas, o filme diverte o público, que riu sem parar e ficou apreensivo na sessão do festival. Com distribuição garantida e estréia prevista para 4 de dezembro, promete levar muita gente aos cinemas.

Um Grande Momento

Fumando a guimba no carro.



Prêmios e indicações (as categorias premiadas estão em negrito)

Festival de Brasília
: Filme

Links


Site OficialIMDb

Comédia
Direção: Anna Muylaert
Elenco: Glória Pires, Paulo Miklos, Lourenço Mutarelli, Daniela Nefussi, Marisa Orth, Paulo César Peréio, Antônio Abujamra, André Abujamra, José Abujamra, Pitty, Marat Descartes
Roteiro: Anna Muylaert
Duração: 86 min.
Minha nota: 6/10

Posts relacionados

0 comentários :

Carregando...

Design: Bruna Bites | Desenvolvido por: Nós Codificamos