Crítica | Streaming e VoD

Salve Geral

(Salve Geral, BRA, 2009)
Nota  
  • Gênero: Ação
  • Direção: Sérgio Rezende
  • Roteiro: Sérgio Rezende, Patrícia Andrade
  • Elenco: Andréa Beltrão, Denise Weinberg, Lee Thalor, Eucir de Souza, Kiko Mascarenhas, Michel Gomes, Giulio Lopes, Guilherme Sant'Anna, Bruno Perillo, Chris Couto, Juliano Cazarré
  • Duração: 120 minutos

Estréia amanhã nas salas de cinema do país, o filme Salve Geral, inspirado nos atentados terroristas da organização criminosa paulista Primeiro Comando da Capital (PCC) que deixaram a cidade em pânico com ataques armados depois da transferência de seus líderes para presídios de segurança máxima.

O tema poderia gerar uma bom drama reflexivo, que fizesse pensar a questão carcerária, justiça penal, violência urbana, suas causas e consequências e o modo como esta é vivenciada por cada um de nós, ou mesmo um bom filme de ação, mas nenhum dos pontos é alcançado como deveria.

Os ataques são suficientes em si mesmos para provocar uma ligação dos espectadores com a trama e, junto com eles, o diretor Sérgio Rezende — também roteirista ao lado de Patrícia Andrade — cria um vínculo mais real e profundo com toda a falta de controle daquele momento ao optar por romantizar a vida de uma mãe que acaba se envolvendo com a organização depois que seu filho é preso.

Apoie o Cenas
Salve Geral

É interessante ver que, em um universo plausível, diversas camadas sociais conseguem ser personificadas e trazidas para dentro da trama. Ainda que falte muita coisa, as engrenagens de um sistema podre são explicitadas e a inércia com que a maioria das pessoas leva a vida também.

A força do filme estaria aí, neste retrato, no funcionamento dessa máquina, mas, infelizmente, Salve Geral não é tão profundo e só consegue se manter graças à atuação de Andréa Beltrão e sua Lúcia, uma mãe sofrida e desesperada. Junto com ela, merecem destaque parte do elenco. Cito Denise Weinberg, Eucir de Souza, Bruno Perillo, Kiko Mascarenhas, Giulio Lopes, Michel Gomes, Lee Thalor e Guilherme Sant’Anna.

Mesmo com tantos nomes de peso, porém, Salve Geral sofre com a irregularidade e a falta de controle. Alguns bons atores estão exagerados e chegam perto da caricatura. Outros, em papéis menores, demonstram claramente sua falta de intimidade com a câmera.

Salve Geral

O roteiro sofre com a quantidade excessiva de personagens, que nunca são trabalhados o suficiente, e informações que não são fundamentais para o desenvolvimento da história. O andar frouxo só melhora quando a ação começa, mas decepciona ao se render a lugares comuns de filmes de perseguição.

Ao final de Salve Geral, a sensação é de falta de objetivo. Mas, mesmo com esse grave problema, a inversão de valores e uma incômoda conivência com o que não sabe explicar, o filme acerta ao tentar mostrar como estamos inertes dentro da situação, e ao voltar a um episódio marcante da história recente, principalmente, na vida dos paulistanos, que saem do cinema mais impressionados que os demais espectadores.

O nome Salve Geral vem da senha usada pelo PCC para decretar os ataques iniciados na sexta-feira, 13 de maio de 2006, às vésperas do saidão do Dia das Mães.

Um grande momento
A Paulista deserta

Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista cultural e crítica de cinema. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. É votante internacional do Globo de Ouro e faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Critics Choice Association, OFCS – Online Film Critics Society e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.
10 Comentários
Inline Feedbacks
Ver comentário
Ygor Moretti Fiorante
Ygor Moretti Fiorante
15/10/2009 03:54

Ainda não consegui ver, mas tenho ouvido bons comentários e sobre a citação acima alguem sabe o por que? rsss te mais!

Ygor Moretti Fiorante
Ygor Moretti Fiorante
07/10/2009 04:26

Eu quero muito ver sim, parece bakana o filme, mas um amigo meu fez um comentario interessante: Por que um filme que se passa em São Paulo tem o nome de uma giria dita no Rio?

rssss
abraçossss

Anderson Siqueira
Anderson Siqueira
06/10/2009 05:13

Ao invés de focar a trama no problema do sistema prisional e carcerário brasileiro, com suas máfias, corrupção etc., Rezende manipulou positivamente o público centrando a história em uma mãe desesperada, capaz de tudo para defender seu filho.

NOTA (0 a 5): 4,5
****

cinematuto
cinematuto
03/10/2009 06:50

Ainda não vi, mas pretendo. Vejamos do que ele é capaz.

Pedro Henrique
Pedro Henrique
02/10/2009 20:00

Uma pena que tenha sido escolhido como representante do Brasil no Oscar, pois dificilmente terá chance.

Dr Johnny Strangelove
Dr Johnny Strangelove
02/10/2009 03:22

Anota ai …

Mais uma vez o Brasil não consegue indicação por que ainda não aprendeu que não é esse tipo de tatica de monopolização e lançar o filme depois que ele é anunciado que vai ser o nosso representante ao Oscar …

Resumindo … OSCAR FAIL …

Besitos

Amanda
Amanda
01/10/2009 22:46

curiosa, até estou, mas sem grandes expectativas…

Bruno Soares
Bruno Soares
01/10/2009 20:56

Eu definitivamente não estou nada curioso em relação a esse filme.

Botão Voltar ao topo