Crítica | Streaming e VoDFestival do Rio

Antes Que o Mundo Acabe

(Antes Que o Mundo Acabe, BRA, 2009)

Mudanças e descobertas fazem parte da vida de qualquer adolescente e é deste turbulento momento que Ana Luiza Azevedo trata em sua estréia na direção de longa-metragens, ao contar a história de Daniel, um hormonalmente revoltado morador de uma cidade pequena do Rio Grande do Sul.

Daniel mora com a mãe, o marido da mãe (que é como se fosse um pai para ele), a meia irmã e tem que aprender a lidar com a desilusão amorosa depois que sua namorada independente começa a gostar de seu melhor amigo, a culpa por ter incriminado o amigo de algo que ele praticou, a existência de um pai que nunca quis saber dele e depois de contrair malária resolve conhecê-lo melhor e a indecisão de um futuro que está chegando e só pode acontecer longe da sua pequena cidade.

Apoie o Cenas

Assistente de direção de longa data do diretor Jorge Furtado, Ana Luiza Azevedo traz muitas referências do diretor de Ilha das Flores em seu trabalho. A narração e o uso de imagens exteriores ao filme estão lá, mas logo nos primeiros momentos vemos que muita coisa é diferente também.

A primeira delas é a delicadeza com que a história é contada. Ao optar pelos olhos da fofíssima Maria Clara, a meia-irmã, para guiar o espectador e unir todos os acontecimentos, a diretora garante a ligação com o público que não larga o filme até o final.

Independente da narrativa utilizada, a história do filme, adaptada do excelente livro com mesmo nome de Marcelo Carneiro Cunha, também é responsável pelo sucesso do longa, assim como a escolha do elenco afinado.

Pedro Pergolina, que já tinha demonstrado uma intimidade boa com a câmera no curta Gol a Gol, volta muito bem como Daniel e, sem exageros, transmite os sentimentos e as aprontações de um adolescente comum nos dias de hoje. Mas é a pequena Carolina Guedes que toma conta do filme, deixando as cenas em que participa na memória de todos.

Simples e singelo, o filme emociona, faz rir e tem um bom ritmo, que só se perde quando um dos personagens secundários aparece mais do que deveria e com um discurso difícil de engolir.

Além de ganhar muitos pontos por ser um exemplar raro na produção infanto-juvenil de cinema nacional, é um excelente programa para toda família.

Um Grande Momento

Quando Daniel pede ajuda à Maria Clara depois de afogar as mágoas.

Drama
Direção: Ana Luíza Azevedo
Elenco: Pedro Tergolina, Caroline Guedes , Murilo Grossi , Janaína Kremer , Bianca Menti, Eduardo Moreira, Eduardo Cardoso
Roteiro: Marcelo Carneiro da Cunha (livro), Ana Luíza Azevedo, Paulo Halm, Giba Assis Brasil, Jorge Furtado
Duração: 97 min.
Minha nota: 9/10

Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista cultural e crítica de cinema. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. É votante internacional do Globo de Ouro e faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Critics Choice Association, OFCS – Online Film Critics Society e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.
5 Comentários
Inline Feedbacks
Ver comentário
piblou
piblou
26/03/2012 21:46

Excelente filme! Sensível e humano. excelente fotografia e roteiro. Bela surpresa. Parabéns pelo blog!

Alex Gonçalves
Alex Gonçalves
09/10/2009 00:47

Não ouvi falar nem do filme e muito menos do livro. Mas o nome de Jorge Furtado entre os roteiristas me chamou a atenção.

Vinícius P.
Vinícius P.
07/10/2009 07:06

Nossa, é tão bom assim? Certamente fiquei curioso, ainda mais depois de ver o nome do Jorge Furtado entre os roteiristas.

Wally
Wally
07/10/2009 06:03

Poxa, este ai parece valer a pena procurar. Nunca tinha ouvido falar dele até então.

Botão Voltar ao topo