Crítica | Streaming e VoD

Corumbiara

(Corumbiara, BRA, 2009)

Em 1985 o indigenista Marcelo Santos denunciava o massacre de toda uma aldeia em Corumbiara, região do sul de Rondônia.

Como interesses sempre falam mais alto no nosso país, as denúncias sequer foram investigadas e os poderosos madeireiros da região acabaram saindo incólumes. O resultado é o mesmo até hoje, mas, depois de mais de vinte anos, a história é finalmente contada para todo o público através do documentário de Vincent Carelli.

Apoie o Cenas

Com uma estrutura diferente e muito inteligente, o filme é uma verdadeira busca à história daqueles habitantes que foram privados de seus costumes e de suas terras e que são esquecidos até hoje pelos outros habitantes de seu mesmo país.

O documentário, composto de imagens de várias épocas, consegue manter um ritmo de suspense que prende completamente o espectador por todas os 117 minutos de projeção, sem que ele persceba que o tempo está passando.

Obrigatório, para ser visto mais de uma vez, difundido e cobrado. Crimes não podem permanecer impunes e a venda da cômoda ignorância deve cair dos olhos de todos.

Um Grande Momento

Cada minuto do filme.

Documentário

Direção: Vincent Carelli
Roteiro: Vincent Carelli
Duração: 117 min.
Minha nota: 8/10

Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista cultural e crítica de cinema. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. É votante internacional do Globo de Ouro e faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Critics Choice Association, OFCS – Online Film Critics Society e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.
2 Comentários
Inline Feedbacks
Ver comentário
Vinícius P.
Vinícius P.
15/08/2009 03:49

Nossa, acho que esse foi um dos filmes mais elogiados pelo blog até agora, não? Fiquei muito curioso, até porque é um gênero que brasileiro faz muito bem!

Botão Voltar ao topo