Slider

Presos na ilha

Por Cecilia Barroso

Com toques do bom cinema noir, Ilha do Medo, que estréia hoje nos cinemas, é um daqueles suspenses cheios de tensão psicológica e reviravoltas. Aproveite a viagem!

» Leia mais
Avatar

Vencedores do Oscar 2010

Por Cenas de Cinema

Em uma noite mais entediante do que animada a Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood anunciou os melhores do ano. E Guerra ao Terror foi o grande vencedor da noite.

» Leia mais
Oscar 2010

Framboesa de Ouro 2010

Por Cenas de Cinema

O Troféu Framboesa de Ouro chega à sua 30ª edição. Além de premiar os piores do ano, também foram escolhidos os piores da década. E Sandra Bullock cumpriu a promessa, foi receber seu prêmio.

» Leia mais
Sandra Bullock e a Framboesa de Ouro

Origens do mal

Por Cecilia Barroso

Com Fita Branca, Michael Haneke tenta descobrir quem foram as crianças que viraram os adultos nazistas da Segunda Guerra e de onde podem ter tirado tanto ódio e intolerância.

» Leia mais
Fita Branca

Amor de Mãe

Por Cecilia Barroso

Sensibilidade e ação se misturam no drama sul-coreano Mother para contar a história de uma mãe que não mede esforços e nem consequências para salvar seu único filho.

» Leia mais
Mother

A guerra é uma droga

Por Cecilia Barroso

Depois do lançamento espalhafatoso no mercado nacional direto em dvd, chega aos cinemas Guerra ao Terror, retrato duro da influência da guerra na vida de seus soldados.

» Leia mais
Guerra_terror

Vivendo poesia

Por Cecilia Barroso

A poesia de Manoel de Barros é uma daquelas viagens deliciosas que sempre gostamos de fazer. Conhecer um pouco mais sobre a vida do poeta e estar tão perto de sua obra é inspirador.

» Leia mais
10%

Eterna adolescência

Por Cecilia Barroso

Zeca já passou da adolescência há muito tempo, mas parece não ter se dado conta disso. Carregado pela vida, acaba se enrolando e vivendo algo bem inusitado.

» Leia mais
90_minutos

Bem-Vindo

(Welcome, FRA, 2009)

O país não é o seu e a todo tempo te fazem ter a certeza de que você não é bem-vindo ali. A entrada nos lugares é proibida, não existem empregos e a caridade de um ou outro são a única gentileza daquela terra. O drama da imigração ilegal de curdos foragidos da guerra e a xenofobia européia são o assunto principal do filme francês Bem-Vindo.

Sem exageros, o longa consegue demonstrar algumas das situações a que estrangeiros ilegais têm que se sujeitar em um país que não as quer. O comportamento da sociedade diante destas pessoas estranhas é totalmente contraditório e é de uma dessas situações incoerentes que vêm o nome do filme.

Todas as culturas e os idiomas chegam junto com a história de dois homens e seus amores. O jovem Bilal, refugiado iraquiano que, mesmo sem falar uma palavra de francês, tenta ir para Londres para reencontrar a namorada, e o professor de natação Simon que sofre com a solidão de um amor acabado.

Depois de pagar 500 euros para tentar, sem sucesso, fazer a travessia em caminhões de carga para o Reino Unido, o jovem Bilal resolve que chegará nadando, mesmo sem saber, até a namorada atravessando o Canal da Mancha.

Toda a complexidade das relações do filme são trabalhados através de pequenos detalhes: uma foto rasgada na carteira, ligações não atendidas e um anel são bons exemplos disso.

Os personagens principais são silenciosos e marcantes. Enquanto o professor, em uma interpretação maravilhosa de Vincent Lindon, traz em seu olhar duro a amargura e solidão. Bilal usa sua força de vontade para superar o próprio desespero e conquistar a simpatia do público.

Enquanto vemos em um a força de um sonho, no outro percebemos toda a desilusão. Toda a experiência de vida e o cansaço são levados em conta: o mais velho é desiludido e foi incapaz de se esforçar para recuperar seu amor, o mais novo, sonhador, não mede esforços.

A tristeza da história é óbvia e o filme ganha muitos pontos na maneira como explicita seus conflitos. Os dramas não são vomitados na tela de forma precipitada e gratuita. Eles chegam suavemente e convencem.

O roteiro não é fácil, mas é todo trabalhado de forma simples. Os diálogos são maravilhosos e precisos e não ficam dando voltas naquilo que não precisa ser repetido.

Os enquadramentos são naturais, seguindo a tradição francesa, e muito bem elaborados. A trilha sonora, pontual, tem uma grande força e puxa a platéia para dentro do filme.

Daqueles longas que não perdem tempo enfeitando o que não precisa e não pode ser enfeitado. Cru e verdadeiro, faz com que pensemos em sua história mesmo muito depois de termos saído do cinema.


Um Grande Momento

A briga entre Bilal e Simon dentro do apartamento.



Prêmios e indicações (as categorias premiadas estão em negrito)

Festival de Berlim
: Júri Ecumênico, Label Europa

Links
Site OficialIMDb

Drama
Direção: Philippe Lioret
Elenco: Vincent Lindon, Firat Ayverdi, Audrey Dana, Derya Ayverdi, Thiery Godard, Selim Akgul
Roteiro: Olivier Adam, Emmanuel Courcol, Philippe Lioret
Duração: 110 min.
Minha nota: 9/10

Posts relacionados

2 comentários :

Vinícius P. disse...

Confesso que ainda não tinha ouvido falar desse filme, mas certamente fiquei curioso após seus ótimos comentários!

Marcio Melo disse...

Dificilmente sai algo ruim do cinema francês

Carregando...

Design: Bruna Bites | Desenvolvido por: Nós Codificamos