Crítica | Streaming e VoD

Star Trek

(Star Trek, EUA/ALE, 2009)

Desde que sou pequena conheço Jornada nas Estrelas. Filha de um fã da série sabia quem eram alguns dos personagens, mas sempre me confundia com os nomes. Depois de mais velha passei a ver alguns episódios das séries mais novas, mas ainda sem muita atenção. A coisa mudou mesmo com um namorado que, fã de carteirinha, me fez assistir a vários episódios e a todos os filmes lançados depois do seriado original.

Claro que a confusão de nomes permaneceu, mas o universo da U. S. Enterprise já era bem mais familiar. Mas depois de tanto tempo sem uma novidade e do fim do namoro, as aventuras da Frota Estrelar foram ficando para trás e, pelo visto, esfriaram na vida de muitas pessoas, não só na minha.

Apoie o Cenas

Com o lançamento do novo filme, a coisa tinha uma chance de mudar, além de chamar a atenção de um monte de gente que nunca ouviu falar do planeta Volcano e muito menos sabia que existiam romulanos voando por aí.

Tinha chances de dar errado, mas nas mãos J. J. Abrams (Missão Impossível 3), um dos produtores mais bem sucedidos da atualidade e Trekkie, elas eram pequenas.

Na tela, vemos a história recontada de James T. Kirk, um jovem rebelde e que inconformado com a morte do pai e a ausência da mãe passa os dias aprontando todas, até que acaba sendo convidado para ingressar na Frota, onde seu pai servira e morrera.

Durante os treinamentos, Kirk conhece Spock, um inteligente e dedicado volcano e, mesmo sem se darem muito bem, os dois precisam agir juntos para salvar o planeta Terra de uma vingança.

No final das contas o filme é bem interessante e sabe como aproveitar bem os muitos efeitos especiais. Rever muitos dos personagens é divertido, mesmo para aqueles que só conhecem os nomes principais.

O roteiro de Roberto Orci e Alex Kurtzman (Transformers) sabe como dosar as ações e consegue se explicar na maioria das vezes, mas escorrega aqui e ali, principalmente quando a intenção era homenagear a antiga série de televisão.

A participação do diretor e eterno Spock, Leonard Nimoy, por exemplo, foi muito legal e completamente merecida, mas foi mais esticada do que precisava. Outras situações são tão coincidentes que acabam atrapalhando também.

Por outro lado, as modificações justificadas por uma realidade aleatória, já que algo alterou o passado, possibilitaram muitas novas histórias interessantes. Uma delas é o distanciamento de Kirk e Uhura, quando os dois foram os protagonistas do primeiro beijo inter-racial da televisão, e a proximidade da tenente com Spock.

O filme acabou sendo uma ótima maneira de chamar novamente, ou pela primeira vez, a atenção do público para a antiga história e criar mais uma franquia de filmes em série.

Mas, independente de motivos e pretensões, é uma excelente diversão para o pessoal que gosta de tramas espaciais, com muitas naves e teletransportes. Aqueles que gostam de filmes agitados também não podem perder.

Os fanáticos pelo seriado podem achar uma ou outra coisa ruim, mas no final das contas vão gostar de rever os personagens e todo aquele maquinário tecnológico.

Um Grande Momento
O teletransporte para a nave romulana.

Logo-Oscar1Oscar 2010
Melhor Maquiagem (Barney Burman, Mindy Hall, Joel Harlow)

Links

Submarino

 

Ficção Científica
Direção: J. J. Abrams
Elenco: Chris Pine, Zachary Quinto, Leonard Nimoy, Eric Bana, Bruce Greenwood, Karl Urban, Zoe Saldanha, Simon Pegg, John Cho, Anton Yelchin, Ben Cross, Winona Ryder
Roteiro: Gene Roddenberry (série), Roberto Orci, Alex Kurtzman
Duração: 126 min.
Minha nota: 8/10

Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista cultural e crítica de cinema. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. É votante internacional do Globo de Ouro e faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Critics Choice Association, OFCS – Online Film Critics Society e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.
12 Comentários
Inline Feedbacks
Ver comentário
Ygor Moretti Fiorante
Ygor Moretti Fiorante
16/05/2009 07:04

Conheço os filmes e a seria assim meio a distancia nunca tive interesse, mas o trailer desse me despertou sim vontade de ver esse novo e conhecer mais os antigos filmes…

Nossa demais esse esquema novo do seu blog hein parabens, essa noticias q ficam no cabeçalho, demais!!

Cecilia Barroso
Cecilia Barroso
13/05/2009 08:33

Oi, gente!

Para variar estou enrolada de novo…

Robson – É divertido! E acho que vai agradar também aqueles que não conhecem a série.

Isabela – Esse negóicio de nota é sempre meio complicado. Hehehe.
Eu acho que o filme supreendeu positivamente muita gente, apesar de alguns detalhes.
“Esticada” porque bastava aquela primeira aparição. Estava ok e foi legal. Mais do que ela é exagero e destacou uma falha de roteiro.
“Coincidentes” porque acontecem forçando a barra, sabe? Duas pessoas caírem exatamente no mesmo lugar é fácil demais, não?

Johnny – Nossa! Mas o ano ainda nem começou direito… Hehehe
Eu acho que não é tudo isso não, mas foi uma boa surpresa e tem grandes qualidades, mas, para mim, tem defeitos também.

Sérgio – Como disse para o Robson, acho que o filme vai conquistar até quem não conhece a série. Isso se não fizer o pessoal mais novo se interessar pelo antigo seriado.

Marcio – Corre lá, Homi! Agora que saiu no Correio tem que estar com os blockbusters na ponta da língua! hehehe.

Amanda – É engraçado como a gente acaba se envolvendo com a série, né? Acho que você vai gostar dos filmes.

Wally – Eu não sou tão J. J. Abrams como a maioria de vocês, mas reconheço o tino comercial do rapaz!
Particularmente, prefiro os seriados aos filmes, de longe. E nem sei se eles fazem alguma diferença.

Pedro – Quero só ver o que você vai achar!

Fred – Ah, esse negócio de nota é um problema. Demorei para colocar e acho super complexo. Por exemplo, 7 para mim é uma boa nota…

Beijocas para todos!

Fred Burle
Fred Burle
13/05/2009 06:31

Taí uma coisa que esqueci de mencionar na minha crítica: a participação de Leonard Limoy foi realmente mais esticada do que devia e no final, ainda gerou uma cena desnecessária e que dava margem a diversos furos no roteiro. Mas acho que o 7 foi econômico. O filme merece um pouco mais de generosidade na nota! =)

Pedro Henrique
Pedro Henrique
12/05/2009 23:37

Deve ser um filmaço e eu vou ver hoje com grandes expectativas.

Wally
Wally
12/05/2009 22:13

To muito curioso para conferir o filme, dado os elogios que venho lendo e o diretor por trás. Esta semana comecei minha maratona dos 10 filmes da série. Em Domingo eu confiro este décimo-primeiro.

Ciao!

Amanda
Amanda
12/05/2009 18:26

Também, Márcio. Também… Sou fã da série clássica, nunca curti os filmes, muito menos as demais versões da série, esse filme está cheio de expectativas…

Cecília, assim como você, conheci melhor Star Trek através do meu namorado. Ele tem o DVD das três temporadas (série clássica) e eu fui me fascinando…

Marcio Melo
Marcio Melo
12/05/2009 14:51

Preciso conferir, ainda não tive tempo e estou aqui me doendo por isso!

Sérgio Déda
Sérgio Déda
11/05/2009 22:06

Conheço quase nada da saga, mas estou bastante interessado em conferir, já que sou fã do gênero. E bom saber q muita gente está gostando.

Abraço

Johnny Strangelove
Johnny Strangelove
11/05/2009 21:29

Ciça, considero um dos melhores filmes do ano …

Um espetaculo do inicio ao fim. Desde primeiro acorde ao termino dos créditos finais. Nunca me senti tão orgulhoso como cinefilo em ver não só apenas uma adaptação e sim, da perfeição precisa de como deve ser um blockbuster de verdade.

Além de tirar algumas filosofias … mas isso é pra depois e acredite, não sou um trekker mas sou bom em reconhecer uma ficção foda …

Abraços

Isabela
Isabela
11/05/2009 21:21

poxa, 7/10? por que?
achei o filme tão bom! Eu fui morrendo de medo, pois sou fã da série antiga, mas o filme me surpreendeu positivamente!

“A participação do diretor e eterno Spock, Leonard Nimoy, por exemplo, foi muito legal e completamente merecida, mas foi mais esticada do que precisava.” – como assim, mais esticada?

“Outras situações são tão coincidentes que acabam atrapalhando também.” – isso é ruim? Eu achei interessante a relação com episódios/filmes antigos

Robson Saldanha
Robson Saldanha
11/05/2009 20:28

Não conheço o seriado nem nada, mas estou curioso pra ver o filme!

Botão Voltar ao topo