Oscar 2009: Vencedores

oscar | 23 de fevereiro de 2009 às 3:30 am


Terminou agora a 81ª cerimônia de entrega de prêmios da academia de artes cinematográficas dos Estados Unidos. Com todo o glamour da festa e a tradição, o Oscar é um dos itens mais desejados pelos diretores, atores, produtores e envolvidos nas mais diversas áreas do cinema.

A programação diferente da habitual, com a apresentação surpreendente de Hugh Jackman (que além de bom ator e novo homem mais sexy do mundo, canta muito bem e sabe como fazer rir), a péssima redução do número de canções originais e a boa idéia dos padrinhos e madrinhas para anunciar os indicados aos prêmios de atuação, não conseguiu diminuir a previsibilidade da cerimônia.

Como era esperado, Quem Quer Ser um Milionário? dominou a premiação de cabo a rabo e faturou no final da noite oito estatuetas, inclusive algumas de áreas técnicas, batendo os filmes de ação que costumam dominar a categoria.

O Curioso Caso de Benjamin Button, o mais indicado do ano, levou os óbvios prêmios de maquiagem e efeitos visuais e levou também a estatueta pela direção de arte. Outras escolhas também estavam bem claras antes do começo da cerimônia, como a de Heath Ledger por seu fantástico Curinga de Batman – O Cavaleiro das Trevas, os figurinos de A Duquesa, e a animação WALL-E, indicada também em várias outras categorias.

Entre as escolhas mais prováveis estavam Kate Winslet, com sua Hannah de O Leitor, e Penélope Cruz, com a louca e apaixonante María Elena de Vicky Cristina Barcelona. A única grande dúvida, no final da história, ficou com a estatueta de melhor ator. Tanto Mickey Rourke quanto Sean Penn estão maravilhosos nos papéis de um lutador decadente e um político marcante, respectivamente, e alternaram os prêmios em vários festivais, mas o Oscar ficou mesmo com Penn.

Uma noite mais interessante do que outras, mas que, nos prêmios, se repetiu bastante e não surpreendeu.

Os vencedores foram:

Melhor Filme


Melhor Ator


Melhor Atriz


Melhor Diretor


Melhor Canção


Melhor Trilha Sonora


Melhor Edição


Melhor Som


Melhor Edição de Som


Melhores Efeitos Visuais


Melhor Curta-Metragem Documentário

  • The Conscience of Nhem En (The Conscience of Nhem En)
  • The Final Inch (The Final Inch)
  • Smile Pinki (Smile Pinki)
  • The Witness from the Balcony of Room 306 (The Witness from the Balcony of Room 306)

Melhor Documentário

  • The Betrayal – Nerakhoon (The Betrayal – Nerakhoon)
  • Encounters at the End of the World (Encounters at the End of the World)
  • The Garden (The Garden)
  • Man on Wire (Man on Wire)
  • As Águas de Katrina (Trouble the Water)


Melhor Ator Coadjuvante

Melhor Curta-Metragem

  • Auf der Strecke (Auf der Strecke)
  • Manon sur le bitume (Manon sur le bitume)
  • New Boy (New Boy)
  • Grisen (Grisen)
  • Spielzeugland (Speilzeugland)


Melhor Fotografia


Melhor Maquiagem


Melhor Figurino


Melhor Direção de Arte


Melhor Curta-Metragem de Animação

  • A Casa de Pequenos Cubos (La maison en petits cubes)
  • Lavatory Lovestory (Ubornaya istoriya – lyubovnaya istoriya)
  • Oktapodi (Oktapodi)
  • Presto (Presto)
  • This Way Up (This Way Up)


Melhor Animação


Melhor Roteiro Adaptado


Melhor Roteiro Original

  • Rio Congelado (Frozen River): Courtney Hunt
  • Simplesmente Feliz (Happy-Go-Luck): Mike Leigh
  • Na Mira do Chefe (In Bruges): Martin McDonagh
  • Milk – A Voz da Igualdade (Milk): Dustin Lance Black
  • WALL·E (WALL-E): Andrew Stanton, Pete Docter, Jim Reardon


Melhor Atriz Coadjuvante



20 Comentários

  1. Lucas disse:

    Eu tô vendooo!!!! Uhull!!! Mas a tradução simultânea tá um cocô. :(

    Responder

  2. Cecilia Barroso disse:

    Sempre é um problema, né? Hehehe

    Beijocas

    Responder

  3. Lucas disse:

    Gostei muito do melhor roteiro original e ri do japinha do melhor curta de animação! HEUHAEUHAEUHAEUHUAEHA

    Responder

  4. Cecilia Barroso disse:

    Sênkiu… Hehehe

    Responder

  5. Renan disse:

    Oi Cecilia! Também estou fazendo a cobertura em meu blog!

    Um abraço,
    Renan

    Responder

  6. Wendell Borges disse:

    AND THE OSCAR GOES TO…

    Responder

  7. Wendell Borges disse:

    Departures, o okuribito… to doido pra ver esse filme. Será que já tem na Internet?

    Responder

  8. • Cleber! disse:

    Bem, não gostei dessa babação, desses 8 exageros de prêmios, mas fazê o que, nem tudo é perfeito!

    Tá add na minh pagina!

    Responder

  9. pedro tavares disse:

    Tinha a opção da tecla SAP!! :)

    Eu gostei, apesar de tudo…

    Responder

  10. Anonymous disse:

    Gostei um pouco, sempre a mesma marmelada

    Responder

  11. Anonymous disse:

    Em melhor actor devia ganhar o Mickie Rourke no filme “The Wrestler”

    Responder

  12. Ricardo disse:

    Aeee, o Heath Ledger ganhou! A segunda pessoa a ganhar o oscar depois de morto né…

    Responder

  13. Alyson Xyzyx disse:

    Fique feliz pela Kate, pelo Ledger e triste pela derrota de Bashir. Achei tudo normalzinho na cerimônia, até mesmo os vencedores, que já estava na cara.

    Beijos!

    Responder

  14. Danielpsi disse:

    Ate hoje eu não sei pq colocam o Evaldo filho pra fazer comentário e traduzir. O cara é ruim para fazer as duas coisas, num serve pra falar ingles e muito menos pra fazer uma critica. Parece que nem assiste aos filmes nomeados.

    Responder

  15. Vinícius P. disse:

    Parabéns pela cobertura, Cecilia, como sempre muito competente! Gostei bastante desse Oscar, acho que foi uma das melhores edições da premiação!

    Responder

  16. Robson Saldanha disse:

    Cecilia… a produção foi fantástica mas a previsibilidade era evidente!

    Responder

  17. Filipe Machado disse:

    Participe na sondagem “Melhor James Bond com Roger Moore” até ao dia 12 de Março 2009, em http://additionalcamera.blogspot.com. Só faltam 15 dias!!

    Responder

  18. Armando Maynard disse:

    Cara Cecília, parabéns pelo post, não ficando em nada a dever aos melhores portais. A arrumação, os links a estética,os cartazinhos, perfeito. Imagino o trabalho, e ansiedade de postar imediatamente, quando do término da festa. O que não se faz pelo amor a arte. Um abraço, Armando

    Responder

  19. Cecilia Barroso disse:

    Oi, gente!

    Renan – Eu vi lá. E você começou com o tapete vermelho, né? Eu só comecei com a cerimônia mesmo.

    Wendell – Eu fiquei muito curiosa também. Não sei se tem na internet, mas prevejo que vai ser um daqueles títulos bem difícil de assistir, né?

    Cleber – Eu achei que foi prêmio demais também, mas pelo menos foi para uma coisa diferente…

    Pedro – Eu vi que tinha. Foi difícil o negócio… Mas também gostei da cerimônia.

    Anônimo – Isso não vai mudar nunca, mas Slumdog é até um filme bom, só não é tudo isso…

    Anônimo – Eu não acho não. Achei a atuação dele fantástica, mas em se tratando de composição de personagem, Penn está muito melhor e, convenhamos, Rourke ainda está bem longe dele.

    Ricardo – Pois é. E ele mereceu. O Curinga dele vai ser daqueles que ninguém esquece.

    Alyson – Eu também fiquei bem feliz (quase chorei de emoção, mas consegui me segurar), mas já estava bem na cara mesmo. Não vi Okuribito, mas acho que deve ser um filmão.

    Danielpsi – Bom, querendo ou não, ele é o cara mais conhecido pelo público e tem uma memória impressionante. Acho que é por isso…

    Vinícius – Obrigada, Vinícius! Parabéns para você também. Eu não gostei muito da premiação em si, mas achei tudo muito melhor do que nas outras edições.

    Robson – É. Não tinha mesmo para onde correr. Ainda bem que tinha o Penn e o Rourke para manter um pouquinho de suspense.

    Filipe – Já votei lá, não? Acho que sim.

    Armando – Obrigada. Eu fui atualizando o post junto com a premiação. Deu um trabalhinho, mas foi bem divertido… Quero mais! Hehehe.

    Beijocas a todos!

    Responder

  20. Anonymous disse:

    Brad Pitt merecia o oscar de melhor actor em “Estranho Caso de Benjamin Button”, grande filme mesmo!

    Responder

Trackbacks »

  1. Cecilia Barroso

Deixe uma resposta

Aviso:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou de seus autores. Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste blog reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.