EspecialTop, top, top uh!

Retrospectiva 2008

Seguindo a linha da maioria dos veículos neste final de ano, vou listar para vocês a Retrospectiva Cenas de Cinema de 2008.

Com muitos filmes comentados, algumas listas especiais e notícias sobre festivais e premiações, o ano foi bem proveitoso para o blog. Apesar de muitas bombas, o balanço final foi até positivo com filmes surpreendentes e inesquecíveis.

Uma das inovações do blog neste ano foi a inclusão de notas depois dos muitos pedidos do amigo blogueiro Robson Saldanha, do Portal Cine. Mas como elas só começaram a valer em abril, as listas vão valer apenas para os posts posteriores.

Apoie o Cenas

Vamos a elas:

Lançamentos (filmes que estreiaram em 2008 nos cinemas brasileiros)

10 Melhores

  1. Ensaio Sobre a Cegueira
  2. O Silêncio de Lorna
  3. WALL-E
  4. Ainda Orangotangos
  5. Zebra Crossings
  6. Persépolis
  7. Mermaid
  8. Nossa Vida Não Cabe Num Opala
  9. O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford
  10. O Escafandro e a Borboleta

Alguns outros títulos merecem ser mencionados como Estômago, O Gesto Obsceno, Homem de Ferro, O Orfanato, Feliz Natal e Caçadores de Dragões.

Os melhores curta-metragens assistidos foram: Landau 66, Nº 27, O Crime da Atriz, Brasília (Título Provisório) e O Anão que Virou Gigante.

10 Piores

Filmes de Outras Épocas (aqueles que foram vistos na televisão ou em dvd)

10 Melhores

  1. A Viagem de Chihiro
  2. Felicidade
  3. O Profissional
  4. Os Goonies
  5. Em Nome de Deus
  6. São Bernardo
  7. Amor à Flor da Pele
  8. As Pontes de Madison
  9. Navigator – Uma Odisséia no Tempo
  10. Viagem Insólita

A melhor menção para um curta foi a de O Lobinho Nunca Mente.

10 Piores

  1. House of the Dead
  2. O Magnata
  3. O Vidente
  4. Cut – Cenas de Horror
  5. Reencarnação
  6. Cara, Cadê Meu Carro?
  7. Do You Like Hitchcock?
  8. Poseidon
  9. Mimzy – A Chave do Universo
  10. Medidas Desesperadas

Um Jeito Melhor para Morrer, Antes Só do que Mal Casado, Pressentimentos e Mistérios e O Passado também não conseguiram passar do 3.

Mudando agora para a preferência do público, os cinco títulos mais acessados foram: As Sete Regras do Amor, High School Musical 3: Ano da Formatura, Uma Linda Mulher, Kung Fu Panda e Vicky Cristina Barcelona.

Na parte das listinhas o campeão de acessos foi o Combo para o dia dos namorados, que juntava em uma mesma lista filmes românticos e de ação, agradando assim aos dois pombinhos. Os especiais sobre o Troféu Framboesa de Ouro e os do X FIC Brasília também fizeram bastante sucesso.

Os mais comentados foram O Magnata, Combo para o dia dos namorados, Última Parada 174, Dez pessoas malvadas, As Duas Faces de um Crime e Eu e você, você e eu… Juntinhos!

E foi assim que 2008 passou para o Cenas de Cinema. Que venham muitos outros anos e muitos outros filmes para nós do lado de cá e para vocês do lado de lá!

Um feliz 2009 para todos os leitores, colaboradores e blogueiros amigos!

Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista cultural e crítica de cinema. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. É votante internacional do Globo de Ouro e faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Critics Choice Association, OFCS – Online Film Critics Society e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.
22 Comentários
Inline Feedbacks
Ver comentário
Cecilia Barroso
Cecilia Barroso
07/01/2009 06:18

Oie!

Pedro – Ainda Orangotangos é um filme sensacional. Ainda mais para quem conhece a cidade de Porto Alegre. Merece estar na lista!

Hugo – Obrigada! Eu achei Paranóia muito ruim… Mas tem piores.

Beijocas

Hugo Gomes
Hugo Gomes
06/01/2009 01:18

Tens aqui um grande blog e não só uma boa lista de melhores do ano, quanto aos piores (excepto Paranoia que eu achei razoavel), o resto é de fugir.

Abraço!

Botão Voltar ao topo