Crítica | Streaming e VoD

Queime Depois de Ler

Visto no Cinema( Burn After Reading, EUA/GBR/FRA, 2008)

Comédia

Direção: Ethan Coen, Joel Coen

Apoie o Cenas

Elenco: George Clooney, Frances McDormand. John Malkovich, Tilda Swinton, Brad Pitt, Richard Jenkins, Elizabeth Marvel, David Rasche, J. K. Simmons

Roteiro: Ethan Coen, Joel Coen

Duração: 96 min.

Minha nota: 7/10

Depois do sufocante, denso e dramático Onde os Fracos Não Têm Vez, os irmãos Coen voltam aos cinemas com um filme bem a sua cara. Queime Depois de Ler é puro exercício de humor negro. Com uma cara de história de espiões e uma alma escrachada, o filme acaba conquistando boa parte da platéia.

Osbourne Cox (John Malkovich) é demitido da CIA e, como vingança, resolve escrever um livro com suas memórias. Sua esposa, Katie (Tilda Swinton) não vê a hora de se divorciar para ficar com o amante, o paranóico e conquistador Harry Pfarrer (George Clooney).

Acontece que parte dessas memórias de Cox acabam parando nas mãos do avoado e meio idiota Chad (Brad Pitt) e de Linda (Frances McDormand) que vêem uma possibilidade de conseguir algum dinheiro com isso. E, com uma ajudinha do destino, tudo se embaralha e se encontra.

Os personagens são ótimos e os atores estão bem à vontade em seus papéis. Com composições impecáveis, eles são responsáveis por muito da química do filme.

O roteiro, que lembra Fargo em alguns aspectos, passeia entre o humor ácido e os absurdos que uma pessoa pode fazer para conseguir algo. Quem conhece a obra dos irmão Coen sabe que eles sabem muito bem como juntar estas duas coisas e conseguir excelentes resultados.

Divertido, o filme é uma excelente pedida para qualquer dia. Se estiver com vontade de rir de situações bem inusitadas então…

Um Grande Momento

Pegando o invasor.

Queime Depois de Ler

Links

Site Oficial

Imdb

Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista cultural e crítica de cinema. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. É votante internacional do Globo de Ouro e faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Critics Choice Association, OFCS – Online Film Critics Society e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.

Um Comentário

  1. Sobre a nota
    especial para Lucinha, Renata e Bruna

    Oi, gente! O pessoal anda achando estranho a minha nota para o filme.
    Eu adorei mesmo, mas acho que não é um filme que tenha algo fenomenal. Pelo menos não na minha primeira vista. Pode ser que isso mudo em revisitas posteriores.

    Esse sistema de notas é sempre muito complicado…

    Beijocas para vocês!

  2. Oi, Lucas!

    Acho que você também vai gostar muito!

    Beijocas

  3. Olá, gente!

    Ramon – Se você é fã deles, tenho certeza que vai adorar!

    Anônimo – Ele está ótimo mesmo, como o resto do elenco. Eu acho que muita gente pode não gostar mesmo. Ouvi comentários ruins na saída da sessão.

    Brenno – Acho que todos os atores se saíram muito bem. Bom, eu gostei muito do filme.

    Kau – É mesmo muito divertido, apesar do humor negro. Os Coen foram muito bem no thriller Onde os Fracos Não Têm Vez, mas são bem melhores com esse sarcásmo…

    Hugo – Achei todos os diálogos fantásticos, mas, realmente, esses são de morrer de rir.

    Wally – Nossa! Sério? E eu achando que tinha elogiado demais. Hehehe.

    Pedro – É muito bom, mas melhor do ano eu não sei não hein… Tenho que pensar mais… Hehehe.

    Beijocas a todos

  4. Não elogiou tanto quanto a maioria, mas ainda assim parece reconhecer que tem valiosas virtudes. Quero ver logo este filme!

    Ciao!

  5. O filme é muito engraçado e com roteiro de primeira. Os diálogos entre David Rasche e J. K. Simmons são de morrer de rir.

    Bjos

  6. Cecília, eu adorei este filme. Minha nota quase chegou à casa dos 9,0!!! Divertido, inteligente e com um elenco espetacular.

    Beijos!

  7. Ciça, eu particularmente não gostei,fiquei boiando sem saber qual era o papel dos personagens na trama, só o roteiro e a atuação da dupla Pitt/McDormand salvam.

    Beijos!!!!!!!!!!

  8. eu vi esse filme ontem
    gostei muito do papel do brad pitt
    ele está muito engraçado no papel
    mas o filme em si não gostei não

    bjkas

  9. Estou querendo muito ver esse filme, parece ser bem legal. Sou fã dos Coen.

Botão Voltar ao topo