Crítica | Streaming e VoD

Os Goonies

(The Goonies, EUA, 1985)
Aventura/Fantasia
Direção: Richard Donner
Elenco: Sean Astin, Josh Brolin, Jeff Cohen, Corey Feldman, Jonathan Ke Quan, Kerri Green, Martha Plimpton, Robert Davi, Joe Pantoliano, Anne Ramsey
Roteiro: Steven Spielberg, Chris Columbus
Duração: 114 min.
Minha nota: 8/10

Rodrigo, meu filho de nove anos, está numa fase ótima de filmes. Cinéfilo como a mãe, desde pequeno já demonstrava gostar muito de cinema e de clássicos como O Mágico de Oz, Cantando na Chuva etc. Depois de um período de muitos desenhos da Pixar e da Dreamworks, ele agora está num momento de aventuras. Além de comprar toda a série Harry Potter, ele fez uma lista de todos os filmes que ele queria ver (O Enigma da Pirâmide, 2001 – Uma Odisséia no Espaço, Stardust e outros).

Outro dia andando na Fnac vi que Os Goonies estava numa promoção e resolvi comprar. Numa tarde sem deveres, eu e ele nos sentamos para ver. Clássico dos anos 80, o filme é uma deliciosa aventura de crianças cheia de surpresas e descobertas.

Quatro amigos descobrem no porão da casa de um deles o antigo mapa do pirata malvado Willie Caolho e seguem em busca do local determinado como o ponto do tesouro. Acontece que este lugar é onde hoje “funciona” o restaurante da Família Fratelli, famosa por roubos a bancos e por outros crimes.

Apoie o Cenas

O roteiro de Chris Columbus é baseado em uma história de Steven Spielberg (que também produziu o filme) e, claro, sobram momentos mágicos. A direção de Os Goonies fica a cargo de Richard Donner, que gosta bastante de adrenalina.

A aventura vai levando a gente por um caminho divertido, que mistura Indiana Jones com Piratas do Caribe e ainda tem um pouco de Conta Comigo. O elenco mirim é ótimo, com destaque para o engraçado Jeff Cohen, que hoje é advogado.

Na trilha sonora, a participação de Cindy Lauper com duas músicas, entre elas o tema do filme “The Goonies ‘R’ Good Enough”.

O mais impressionante do filme é que ele não envelhece. Eu, que já vi várias vezes, me diverti bastante e dei boas risadas. O Rodrigo ficou encantado e, com um sorriso no rosto, disse assim que acabou que queria ver de novo logo e correu para pegar o livro Piratologia.

Indicado para todas as idades, pois o filme é um passaporte para a infância. Os menores sempre gostam muito!

Um Grande Momento

Bolão conta tudo à família Fratelli.

Poster internacional de Os Goonies

Links

Imdb



Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista cultural e crítica de cinema. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. É votante internacional do Globo de Ouro e faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Critics Choice Association, OFCS – Online Film Critics Society e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.
9 Comentários
Inline Feedbacks
Ver comentário
cadeorevisor
cadeorevisor
12/10/2008 12:31

Nossa! E a Cyndi tem toda a razão: “Goonies are good enough” mesmo! Saudade deles. Ótimos tempos.

Beijo,

Pablo
http://cadeorevisor.wordpress.com

Cecilia Barroso
Cecilia Barroso
09/10/2008 16:58

Ih, Ramon! Se ele gosta de piratas e aventuras do tipo vai adorar mesmo! Mas se ele for muito novinho e ainda não conseguir ler vai ser difícil, pois eu nunca vi uma cópia dublada…

Beijocas

Ramon
Ramon
09/10/2008 15:05

Ah, que legal! Os Goonies é um filmaço. Tenho um irmão temporão que adora piratas. Esses dias eu comentei esse filme. Ele ficou todo eufórico. Preciso levar pra ele ver.
Grande lembrança.

Ps.: Adicionei seu blog à nossa lista de blogs de cinema.

Abs!

Cecilia Barroso
Cecilia Barroso
09/10/2008 07:48

Oieee!

O Cara da Locadora – Menino, eu me empolguei escrevendo e acabei apagando a parte que falava do Slot. Como assim! Ainda bem que você falou por mim. Hehehe

Kaue – Hahaha. Acho que todo mundo, pelo menos um dia na vida, deu uma de Ferris Buller para ver Sessão da Tarde!

Pedro – Não só tem o dedo como a história é uma criação dele. Acho que você vai gostar!

Ramon – Na verdade nem precisei ensinar. Acho que ele por ele sempre ver a mãe vendo filmes e falando sobre eles foi se interessando (olha a baba da coruja).
Tentamos achar o filme dublado e, simplesmente, não existe. Então foi legendado mesmo…

Beijocas a todos!

RAMON(ES)
RAMON(ES)
09/10/2008 07:17

Muito bem, tem que ensinar desde cedo. E se ele viu legendado melhor ainda, já vai ficando bem acostumado.

Pedro Henrique
Pedro Henrique
08/10/2008 21:42

Eu não essa aventura ainda. Pior: não sabia que tinha o dedo do Spielberg no roteiro.

Abraço!!!

Kaue
Kaue
08/10/2008 21:10

Hahahahahaha, cláááássico da Sessão da Tarde! Assistia este filme direto e, inclusive, matei aula para vê-lo quando estava na quarta série (vergonha!). Adoro…

Bjos.

O Cara da Locadora
O Cara da Locadora
08/10/2008 20:54

É um filme inesquecível, não? “Slot quer chocolate” :)

Botão Voltar ao topo