Crítica | Streaming e VoD

O Castelo Animado

Visto em DVD(Hauru no ugoku shiro, JAP, 2004)

Aventura/Animação

Direção: Hayao Miyazaki

Apoie o Cenas

Roteiro: Diana Wynne Jones (livro), Hayao Miyazaki, Cindy Davis Hewitt, Donald H. Hewitt

Duração: 119 min.

Minha nota: 7/10

Hayao Miyazaki é daqueles que nasce com talento sobrando para fazer animações. Depois de produzir vários longas e curtas, ele ficou conhecido mundialmente depois de A Viagem de Chihiro. Três curtas depois ele lança o belo O Castelo Animado.

Confesso que tinha um pouco de preconceito com desenhos orientais antes. O único que eu gostava era Akira e só. Os outros sempre eram cansativos e, pior, me deixavam extremamente irritada com as trilhas sonoras.

Depois de muito ouvir falar, resolvi dar uma nova chance ao estilo e peguei o dvd. O resultado não poderia ser outro: fiquei encantada com o filme e morrendo de vontade de assistir A Viagem de Chihiro.

O filme conta a história de Sophie, uma jovem que vive a vida reclusa como se fosse uma velha anciã e dispensa saídas e diversões desnecessárias. Sua única distração e produzir chapéus na chapelaria da mãe. Um dia, ao visitar sua irmã, que ao contrário dela tem um espírito jovem, alegre e aventureiro, Sophie conhece um famoso mágico da região, que tem a fama de comer o coração das jovens com quem fala.

O mágico é Hauru, um jovem poderoso e covarde que não consegue ser achado facilmente. Ele é preseguido por espectros e, por causa do passeio, envolve Sophie em um problema seu com uma feiticeira má. É esta feiticeira quem vai jogar uma maldição na jovem e transformá-la em uma verdadeira anciã.

Envergonhada, confusa e querendo voltar a ser jovem, Sophie parte em busca de Hauru, encontra o seu castelo encantado e começa a trabalhar para ele.

A história é cheia de significados e o filme transborda sensibilidade. Com cenas incríveis e uma trilha sonora inspirada, acabamos mergulhando no mundo mágico do jovem casal e de todos os que o cercam.

Apesar de todas as qualidades, acho que a história se perde um pouco depois da visita ao castelo real, mas consegue retomar o rumo antes de acabar.

Os personagens são fofos, a história é linda e a animação tem tanta qualidade que deixa muita produção dos Estúdios Disney no chinelo. Por falar em Disney, o filme é do Studio Ghibli, o monstro das animações no Japão. As duas produtoras se uniram para a distribuição deste desenho.

Indicado para qualquer dia a qualquer hora. Até os que não gostam muito de animação podem se interessar pelo filme. Muito lindo!

Um Grande Momento

A nova mudança do castelo.



Prêmios e indicações
(as categorias premiadas estão em negrito)

Oscar: Animação

Festival de Veneza: Leão de Ouro, Osella de Ouro – Melhor Fotografia (Atsushi Okui)

Links

Site Oficial

Imdb



Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista cultural e crítica de cinema. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. É votante internacional do Globo de Ouro e faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Critics Choice Association, OFCS – Online Film Critics Society e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.
9 Comentários
Inline Feedbacks
Ver comentário
simone
simone
11/06/2010 19:26

rabanete??? (seria cabeça de nabo?) escrevem cada coisa…
vale a pena ver PONYO também!!!!
http://www.youtube.com/watch?v=MXI7x6ExPuc&feature=player_embedded

Cecilia Barroso
Cecilia Barroso
28/10/2008 08:01

E que traços, Jacques. Sem falar no uso da cor, magnífico!
Realmente daqueles que ficam na memória!

Beijocas

Jacques
Jacques
28/10/2008 05:04

Cecilia, Miyazaki é sempre um mestre. A beleza de seus filmes inicia-se nos traços, permeia pela história e fica para sempre nas nossas lembranças. Ótima escolha. Abcs.

Cecilia Barroso
Cecilia Barroso
28/10/2008 02:52

Ué, mas eu gostei muito do filme também!
Só achei meio tumultuado por um momento, mas depois tudo voltou ao normal.
O filme é muito bom!

Beijocas

Kau Oliveira
Kau Oliveira
28/10/2008 02:36

Cecília, óbvio que seus textos são sempre maravilhosos e, por isso, respeito absolutamente sua opinião. Mas, devo discordar desta vez: acho este filme uma obra-prima! Entra no meu top 5 de todos os tempos fácil…

Bjos!

Cecilia Barroso
Cecilia Barroso
27/10/2008 23:34

Oieee!

Vivi – Tudo ótimo por aqui e contigo? Eu adorei o filme e agora não vejo a hora de conferir Viagem de Chihiro, que já está aqui em casa.

Marcelo – Pois é, em breve vai ter comentário sobre ele aqui. Fiquei curiosíssima depois desse filme. Todo mundo diz que é ainda melhor.

O Cara da Locadora – É esse mesmo, o Cabeça de Rabanete. Um espantalho que sempre ajuda Sophie. Sublime descreve bem.
Eu já vou providenciar A Viagem…

Beijocas para vocês!

O Cara da Locadora
O Cara da Locadora
27/10/2008 21:01

É esse que tem um Rabanete? Rs… eu acho muito engraçado, e uma beleza realmente sublime… Mas A Viagem de Chihiro é muito mais lindo…

Marcelo
Marcelo
27/10/2008 18:22

Oi Ciça!
Esse eu ainda não assisti, mas já vi A Viagem de Chihiro mais de uma vez e é realmente muito legal. Cenários, personagens, tudo é muito diferente e surpreendentemente bom. E sem dúvida “deixa muita produção dos Estúdios Disney no chinelo”
bj
celo

Violinista do Cinema
Violinista do Cinema
27/10/2008 04:30

oi Cecilia, tudo bom florzinha?
Eu acho o castelo animado um filmão! Hayao tem essa coisas de fazer a gente se apaixonar por suas magnificas obras!
E o castelo animado é mais uma delas!
bjokas,
vivi

Botão Voltar ao topo