(15 ans et demi, FRA, 2008)

Comédia
Direção: François Desagnat, Thomas Sorriaux
Elenco: Daniel Auteuil, Juliette Lamboley, François Damiens, Lionel Abelanski, Julie Ferrier, François Berléand, Benjamin Siksou, Alain Chabat
Roteiro: Vincent Ravalec (romance), François Desagnat, Thomas Sorriaux, Romain Protat
Duração: 97 min.
Nota: 6 ★★★★★★☆☆☆☆
Quem pensa que o cinema francês é composto principalmente de dramas está muito enganado. As comédias fazem muito sucesso por lá também e, principalmente as comédias familiares, que envolvem relações de pais e filhos.

Quinze Anos e Meio é mais uma destas comédias e consegue, sem grandes pretensões, fazer o público sair da sala com aquele sorriso gostoso, ainda que não seja nada inesquecível.

Phillippe é um cientista renomado que, por seu trabalho, deixou a França há muitos anos para morar nos Estados Unidos. Sua filha, Églantine, ficou com a mãe na Europa e o contato entre os dois se resumia a rápidas visitas anuais.

Muitos anos depois, ele volta a França para ficar alguns dias com a filha durante uma viagem da mãe. Ela já é adolescente e ele não tem a menor habilidade para enfrentar as situações comuns dessa fase da vida.

Ainda que trate de um tema tão batido e já tantas vezes filmado, o filme ganha muitos pontos na simpatia da dupla principal. Daniel Auteuil está muito bem como o pai tímido e sem jeito e Juliette Lamboley, encantadora como a jovem e apaixonada Églantine.

Entre situações normais e muitas cenas batidas, o filme acaba se diferenciando nos detalhes, como o workshop para pais de adolescentes, o Einstein meio deslocado e nos diálogos rápidos.

A imaginação do protagonista, bem inspirada em filmes de sucesso no cinema americano, também é uma atração à parte. As cenas vividas pelo próprio Phillippe em seus devaneios são ótimas.

Simpático, o filme agrada mais do que desaponta. Um excelente programa para a família. Indicado para dias em que a vontade seja de ver um filme divertido, leve e que não exija muito esforço mental.

Um Grande Momento

A imaginação quando Églantine foge de casa.

Links

No IMDb