Existem situações que podem demorar muito tempo para acontecer na vida de uma pessoa mas, de uma maneira ou outra, acontecem. Confundir alguém é uma delas. Por melhor memória que se tenha, existe aquele momento em que a semelhança de duas pessoas fala mais alto.

No cinema isso é mais comum do que parece. Se de um lado a semelhança ajuda o trabalho do responsável pelo casting (escolha de atores para um determinado trabalho), por outro irrita os atores que acabam ou recebendo o crédito alheio ou ficando sem o crédito pelo que fizeram.

parecidos_pacino_deniroRobert De Niro e Al Pacino, o filho dos dois, Andy Garcia, e o primo Dustin Hoffman

A confusão mais clássica do cinema é entre dois excelentes profissionais. De Niro e Pacino começaram a fazer sucesso na mesma época, tinham um biotipo parecido (eram baixinhos, de cabelos pretos e descendentes de italianos), interpretaram tipos inesquecíveis e, para complicar mais a situação, demoraram muitos anos para fazer um filme juntos.Brincadeiras com os dois nomes são comuns pelo mundo todo. Há quem diga que eles são a mesma pessoa; que só dá para distinguir o trabalho de ambos pelo sinal que De Niro tem no rosto; que os dois são um casal e tiveram juntos o Andy Garcia e várias outras piadinhas. Reza a lenda que certa vez, em uma festa, um convidado chegou para De Niro e disse: “adoro o seu trabalho, sr. Dustin Hoffman”. O protagonista de Touro Indomável agradeceu e completou: “mas eu sou o Al Pacino.”
parecidos_winona_Keira

Winona Ryder e Keira Knightley, a filha das duas, AnnaSophia Robb, e a prima Natalie Portman

Apesar de diferença de idade, Winona Ryder e Keira Knightley são confundidas constantemente e estão entre os primeiros nomes lembrados quando falamos de atores “separados no nascimento”. O nariz fino, o formato dos olhos ou mesmo a magreza das moças são alguns dos motivos.Seguindo a linha “parecidos que procriaram”, as duas também tiveram uma filha: AnnaSophia Robb.
parecidos_donofrio_vaughn

Vince Vaughn e Vincent D’Onofrio e o primo Mark Ruffalo

A semelhança entre Vince Vaughn e Vincent D’Onofrio também é dessas que se sobrepõe a idade e além de confundir algumas pessoas por aí, já foi aproveitada profissionalmente. Os dois já fizeram papel de irmãos na comédia romântica Separados pelo Casamento.

Eles não tiveram filhos, mas há quem diga que Mark Ruffalo é um primo distante dos dois.

parecidos_debora_fernanda

Deborah Secco e Fernanda de Freitas

O Brasil também tem as suas semelhanças e a maior delas é entre as jovens atrizes Deborah Secco e Fernanda de Freitas. As duas, inclusive, já se pronunciaram sobre a semelhança e, ainda que não gostem muito, tiveram que se conformar.

No cinema ainda não trabalharam juntas, mas muita gente jura que foi Secco que fez Cidade Baixa. Não foi, foi a Fernanda.

parecidos_hurt_bridges

William Hurt e Jeff Bridges

A melhor história de William Hurt e Jeff Bridges que eu conheço é a de uma amiga que não achava os dois parecidos de jeito nenhum e pouco tempo depois de ver Pesadelos e Paisagens Noturnas, Instinto Secreto e Ponto de Vista, ao entrar na sessão de Homem de Ferro disparou: “olha ele aí de novo!” Claro que até hoje ninguém esqueceu.

parecidos_sanchez_longoria

Eva Longoria Parker e Roselyn Sanchez

Aqui a semelhança está entre duas morenas, de cabelos compridos e cheias de curvas. Embora Sanchez tenha traços mais fortes, é comum ver as pessoas perguntando ao vê-la: “não é aquela moça do ‘Desperate Housewives’?”

Línguas mais ferinas dizem que a maior semelhança entre as duas está nos decotes que elas usam.

parecidos_pullman_daniels

Bill Pullman e Jeff Daniels

Nesse tópico aqui eu assumo completamente a minha culpa. Não só vejo muita gente confundindo os dois, como sempre os confudo também. Lembro que há muito tempo, na divulgação de um filme (Dívida de Sangue, se não me engano), Daniels, meio envergonhado, disse que as pessoas aqui do Brasil só deviam conhecê-lo por seu trabalho em Debi & Lóide. Eu não falei nada, mas na hora pensei que as mulheres daqui o conheciam muito mais por Sintonia de Amor, na verdade, estrelado por Pullman.

Anos depois conheci Bill Pullman, na apresentação de Sob Controle no Festival Internacional de Cinema de Brasília e lembrei da minha confusão, mas acabei esquecendo o fato. Quando a idéia da lista surgiu, a Bruna e a Juliana se lembraram da semelhança entre os dois e eu concordei de cara.

Mas, em uma lista rápida, todos os filmes que lembrei do Jeff Daniels foram na verdade feitos pelo Bill Pullman.

parecidos_hunt_sobieski

Helen Hunt e Leelee Sobieski

Aqui a diferença de idade é bem grande e só mesmo o mais desavisado pode confundir as duas, mas poucos vão dizer que elas não são parecidas. Inclusive, os mais radicais não entendem porque, até hoje, as duas não fizeram um filme juntas, como mãe e filha ou irmãs.

parecidos_dean-morgan_bardem

Javier Bardem e Jeffrey Dean Morgan

Jeffrey Dean Morgan é mais conhecido por sua participação no seriado televisivo Grey’s Anatomy. Quando apareceu em P.S. Eu Te Amo, além de tirar o fôlego da maioria das mulheres, confundiu quem não acompanhava tv e ficou conhecido por um tempo como “aquele que parece o Javier Bardem, mas não é.”

Bardem, com seu visual sempre mutante, por muitas vezes não sentiu o problema, mas isso só até a participação em Vicky Cristina Barcelona, quando uns e outros afirmaram que ele estava a cara e o jeito do paciente da Dra. Izzie.

parecidos_fisher_adams

Amy Adams e Isla Fischer

Essa é uma das semelhanças que ficam adormecidas até que um filme vem e mostra que as duas pessoas conseguem ficar muito mais parecidas do que se imaginava. Quando Delírios de Consumo de Becky Bloom foi lançado, várias pessoas foram ao cinema e saíram impressionadas com a capacidade de transfiguração de Amy Adams, que concorrera ao Oscar por Dúvida e Retratos de Família.

A capacidade de transfiguração de Adams é uma realidade, mas ela não era Becky Bloom.

E aí? Faltou alguém?

A lista foi elaborada depois de uma pesquisa rápida e com a colaboração de Bruna Bites e Juliana Martinelli.