Com o Rodrigo dodói em casa, de repouso, sobram motivos infantis. Os filmes assistidos são todos vistos com ele e o especial da semana vai no mesmo caminho. Nós dois sentamos para nos lembrar de dez personagens infantis que na telona ou na telinha marcaram de alguma maneira nossas vidas cinéfilas.

No começo os nomes apareceram devagar, mas depois de um tempo já tinhamos passado muito dos dez então, as menções honrosas e os cortes começaram a aparecer também.

Vamos à lista:

Harry Potter

Esta semana a pergunta foi a seguinte: “mãe, por que você nunca falou do Harry Potter no seu blog se nós temos todos os filmes em casa?”. Por mais que eu tentasse me explicar, nada do que falei foi aceito e a maratona do bruxinho inglês começou hoje, com o primeiro episódio da série: Harry Potter e a Pedra Filosofal. Claro que não existe mais como fazer uma lista de personagens infantis e não citar o bebê que sobreviveu ao ataque daquele que-não-pode-ser-nomeado. Seus amigos Hermione, a sabichona, e Ronnie, o medroso, não podem deixar de ser mencionados também, é claro.

Darla

Com seu aparelho dentário e um sorriso bem estranho, ela é a sobrinha de dentista mais conhecida do cinema. Estabanada e mimada, fez fama entre os peixinhos do aquário do tio como aquela que sacode os bichinhos até que eles morram. A trilha sonora escolhida para apresentá-la ao público ficou conhecida em uma famosa cena de chuveiro do mestre do suspense Alfred Hitchcock. “Peixinho, peixinho”

Menino Maluquinho

Criação de Ziraldo em um livro homônimo o Menino Maluquinho virou filme em 1994, catorze anos depois da criação literária. Ele é uma criança que parece estar em todos os lugares, o tempo todo e que além de jogar bola, estudar, namorar e brincar bastante ainda tem que lidar com o final do relacionamento dos pais.

Charlie

Com uma vida bem pobre e sem muitas esperanças, Charlie entregava jornal para ajudar a família com as contas do mês. Um de seus avôs havia trabalhado na mais famosa fábrica de chocolates da região, mantida pelo excêntrico Willy Wonka, e adorava contar ao neto as histórias do lugar. Depois de muitos anos recluso, Wonka resolve abrir a fábrica para cinco sortudos e Charlie é uma das crianças premiadas com o bilhete dourado. O personagem já esteve nas telas em duas versões diferentes.

Olive

Agora um filme menos infantil com uma das personagens mais fofas e queridas do cinema. Apesar do excelente roteiro e dos personagens complexos, não tem como negar que a participação de Olive em Pequena Miss Sunshine é a mais marcante de todas. A menina de óculos grossos e alguns quilinhos acima do peso quer de qualquer maneira participar de um concurso de miss infantil. A coreografia que o avô criou é um dos pontos altos do filme.

Bolão

Essa já é a segunda vez que o Bolão aparece em listas especiais daqui do blog. Na verdade, todas as crianças do filme Os Goonies mereciam ser citadas por aqui, já que o trabalho delas é sensacional, mas é o mais medroso e comilão que ganha o tópico por aqui. Apaixonado por chocolates é Bolão quem faz amizade com Sloth e que mais interage com a estranha família de gângsters Fratelli. Ele confessando seus pecados é ótimo.

Gabe

Mais um que já esteve por aqui, Gabe é o fofo que traz às telas a paixão infantil em ABC do Amor. Enquanto tenta passar pela separação dos pais, o garoto se apaixona perdidamente por uma colega de turma e, além de passar vários momentos com ela, não consegue pensar em muitas outras coisas. O mais interessante do filme é ver uma criança tentando lidar com sentimentos tão confusos e desesperados, como o ciúme e a vergonha.

Carlitos

Um menino mexicano vive com a avó enquanto sua mãe é imigrante ilegal nos Estados Unidos e tenta de várias maneiras conseguir a regularização de sua situação e, assim, poder trazer o filho para perto dela. Os dois se falam todos os domingos, às 10h30 da manhã. Com a morte da avó ele resolve procurar a mãe no país vizinho e passa por várias situações divertidas, agoniantes e tristes.

Bart e Lisa

Única excessão na lista, os dois irmãos mais famosos do mundo do desenho animado não poderiam estar separados por aqui, afinal de contas, como é que alguém poderia escolher só um deles? Enquanto Bart é bagunceiro, bobão e cheio de marra, Lisa é estudiosa, concentrada e muito certinha. Os dois vivem aquela relação eterna de competição comum em quase todos os irmãos, mas além disso fazem parte da famosa família Simpson, chefiada pelo sem-noção Homer. A série televisiva que estreou em 1989 já está na 20ª temporada e rendeu um filme em 2007.

O Garoto

Outro que não poderia faltar na lista é um garoto que estreou nos cinemas em 1921. Com pouco mais de uma hora, o clássico de Charles Chaplin conquistou o mundo, juntamente com o olhar mais triste que eu já vi. O garoto alterna entre a tristeza e a alegria e sua vida, que começou tão triste, ganha um novo ar com o lar criado por Carlitos, mas outros obstáculos estão pelo caminho.

Esses foram os escolhidos por mim e pelo Digo com os dez personagens infantis mais marcantes do cinema. Claro que muitos outros também foram lembrados como: Carmem e Juni, de Pequenos Espiões; Zezé, de Os Incríveis; Cole, de O Sexto Sentido; Elliott, de E.T.; Billy Elliot, do filme de mesmo nome, e Carol Anne, de Poltergeist.

E vocês? Quais são os personagens infantis que marcaram sua vida cinéfila e não estão por aqui?