De vez em quando a gente vê nos filmes umas figuras completamente diferentes do usual. Enquanto alguns ficaram assim feiosos depois de quase morrer, outros já nasceram assim ou foram mudando por alguma modificação genética. O modo de vida também enfeiou alguns.

Claro que são muitos os estranhos do cinema, mas como a listinha tem que ser de dez, os escolhidos foram:

1. Lotney “Sloth” Fratelli

Se algum dia fizessem uma enquete sobre quem é o cara estranho mais legal do cinema acho que esta figura aqui levaria de lavada.

Louco por chocolate, Sloth fazia parte da estranha e malvada família Fratelli, que apavorou os pequenos caçadores de tesouros do filme Os Goonies. Diferente da família, ele acaba se afeiçoando muito com o guloso Bolão e fica do lado dos jovens heróis.

2. Lionel Sweeney

Lionel era o estranho vizinho de Diane Airbus no filme Pele. Portador de uma espécie de hipertricose, doença que provoca o crescimento exagerado de pelos por todo o corpo, ele vivia se escondendo atrás de estranhas máscaras e, com isso, despertou a atenção da dona-de-casa e aspirante a fotógrafa.

Depois de muito tempo tentando se livrar dos pelos, Sweeney parou de se preocupar, deixou tudo crescer livremente e assumiu a aparência Chewbacca. A primeira vez que o vemos é fácil tomar um susto.

3. Conde Orlok

Conde Orlok é um vampiro apaixonadao como os muitos que conhecemos, mas, sem dúvida, é um dos mais marcantes do cinema. Nosferatu, de F. W. Murnau é tão assustador como cheio de lendas.

Diferente do que dizem, Max Schreck era só um ator bem feio e suas orelhas e dentes não passavam de maquiagem. Na verdade, ele era a terceira opção do diretor. Outros mais feios tinham prioridade, mas não puderam fazer o papel.

4. QuasímodoAlinhar à esquerda

Esse, coitadinho, era muito feio e nasceu completamente deformado. Sua aparência fez com que ele fosse considerado um monstro. Criado no interior pouco frequentado da igreja de Notre Dame, ele queria sair para o mundo, mas assustava todo mundo.

O Corcunda de Notre Dame, desenho animado da Disney até fez sucesso em sua época, mas anda meio esquecido. O personagem, porém, é lembrado exatamente como foi desenhado.

5. Seth Brundle

Cientistas malucos costumam pagar por seus experimentos apressados em que, geralmente, são cobaias. Seth Brundle é mais um desses.

Tudo que ele queria era provar que sua máquina de teletransporte funcionava perfeitamente, mas não previu a entrada de uma mosca junto com ele na hora da experiência. A mutação do rapaz em homem-mosca é bem nojenta e feia de se ver, mas depois de completa é muito pior.

6. Lorde Voldemort

Lá pelos lados de Hogwarts, um bruxo malvado se criou e acabou virando uma grande dor de cabeça para o lado bom da magia. Depois de matar um monte de gente (trouxas ou não), ele encontrou um bebezinho que estava preparado para ele e se deu mal.

Mas como o mal tem muitos seguidores, ele conseguiu voltar à vida. Primeiro como um pedaço da cabeça de um professor de arte das trevas e depois como um ser sem cor, sem nariz e para lá de esquisito.

7. Harvey “Duas Caras” Dent

Um dos vilões mais famosos do Batman esteve nas telonas há pouco tempo (ainda está nas salas nos IMAX por aí) e se apresentou em sua versão mais bizarra.

Promotor de justiça do bem, mas meio desequilibrado, Dent tem metade de seu rosto completamente desfigurado depois de uma explosão com gasolina e fica bizarro! Vai aqui uma menção honrosa para o último Curinga, com aquelas cicatrizes sinistras nas bochechas.

8. Erik, o Fantasma da Ópera

Diferente das versões mais recentes do terrível habitante dos porões da Ópera de Paris, onde uma pequena máscara é capaz de esconder sua deformidade física, a primeira aparição de Erik no cinema, em 1925, é bem mais feia.

Habitante dos subterrâneos do teatro ele é o fantasma que assusta a todos, mas cativa a jovem bailarina Christine, que entra em choque ao ver como ele é na realidade.

9. Gollum/Smeagol

Depois de matar um concorrente e tomar posse do seu precioso anel, Gollum, um hobbit ainda comum, resolve se esconder de todos nas cavernas da Terra Média e assim proteger o seu tesouro.

A loucura e a falta de sol e alimentos apropriados acabam o transformando em um ser muito esquisito, sem cor, com olhos grandes, cabelos ralos, uma pele de consistência estranha e um jeito de falar que não combina om nada.

10. Anakin Skywalker

Mais um bonitinho que virou feio, esse aqui já começa a assustar muito antes de sabermos como é realmente o seu rosto. Só sua respiração já seria suficiente, mas ainda tem aquele capacete pretão e pronto: temos Darth Vader, um dos vilões mais conhecidos do cinema.

A coisa fica muito mais feia, literalmente, quando o pai do Luke e da Leia tira o capacete. O rosto deformado e a pele cinza carcomida assustam ainda mais.

Bom, esses são os meus escolhidos. Você colocaria mais alguém aqui?