(Quantum of Solace, GBR/EUA, 2008)

Ação
Direção: Marc Forster
Elenco: Daniel Craig, Olga Kurylenko, Mathieu Amalric, Judi Dench, Giancarlo Giannini, Gemma Arterton, Jeffrey Wright
Roteiro: Ian Flemming (personagens), Paul Haggis, Neal Purvis, Robert Wade
Duração: 106 min.
Nota: 6 ★★★★★★☆☆☆☆

O vigésimo segundo filme da série 007 tem todos os quesitos necessários para ser mais uma história do famoso espião britânico. Uma abertura fantástica, muita ação com explosões de todas as espécies; perseguições de carros, lanchas e aviões; mulheres bonitas e interessantes; muitos passaportes, viagens e hotéis; um excelente e malévolo vilão; mas falta uma coisa muito importante: cadê o James Bond?

Nada contra o Daniel Craig (Millennium: Os Homens Que Não Amavam as Mulheres), mas que 007 truculento e sem jeito é esse? Além de não ter o cuidado básico e instantâneo de todo Bond tem com as mulheres, ainda é o agente secreto mais conhecido da história. Parece que anda sendo visto em capas de revistas como Caras, bem no estilo “James Bond mostra sua casa” ou “Viagem de Bond ao castelo de Caras”, todo mundo conhece a cara dele.

E tudo bem que o 00 do título 007 seja a permissão para matar, mas sair assassinando todas as pessoas sem nem tentar arrancar algo delas é um pouco demais, até para o agente secreto mais famoso da história do cinema.

Problemas com o personagem à parte, o filme é uma excelente fita de ação, que com um ritmo alucinante, segue muito bem as histórias de uma vingança e de uma estranha organização e seu líder com jeito de bonzinho.

As lutas, movimentos de le parkour, tiros e perseguições são muito bem aproveitados e o roteiro, apesar de abordar histórias demais, não se embanana muito. O destaque da vez vai para o vilão debochado e seguro, vivido por Mathieu Amalric (A Questão Humana).

007 – Quantum of Solace é uma excelente opção se você quer ver muita ação na tela. Vá esperando menos James Bond, pois o protagonista do filme está muito mais para uma mistura de Harry Callahan e John McClane do que para o agente conquistador inglês.

Um Grande Momento

A fuga no mar.

Links

No IMDb